Quer adotar um cachorro? Saiba o que você precisa considerar

Olá amigos e amigas, tudo bem? Aqui é o Doutor Viana do Hospital Veterinário Granja Viana. Hoje vamos discutir um pouco um ato muito importante, mas que deve ser muito bem pensado antes de executado: Adotar um cachorro.

Adotar é um gesto de amor e carinho, mas é preciso levar em considerações as complicações e dificuldades que podem surgir deste ato. Já demos algumas dicas importantes para adotar um gato, agora é hora de ajudar você a se preparar para a hora de adotar um cachorro.

O que considerar na hora de adotar um cachorro?

Na hora de adotar um animal, você precisa fazer algumas perguntas a si mesmo.

Você tem tempo para se dedicar ao cachorro?

Cuidar de um cachorro não é uma tarefa fácil. Eles são mais dependentes emocionalmente do que outros animais, por isso é preciso ter a disponibilidade de tempo para passear com o animal, dar carinho e brincar. Caso a sua rotina seja muito corrida e sem muito tempo para estas atividades, é melhor não adotar um cachorro.

O cachorro vai combinar com o seu estilo de vida?

Algumas pessoas escolhem a raça do cachorro por causa da sua popularidade ou por ser bonitinho e esse é um erro grave. É muito comum cães deixados em abrigos por serem muito enérgicos, carentes, sonolentos, entre outras coisas.

Ao adotar um cachorro, pesquise bastante sobre a raça e sobre suas particularidades. No caso da adoção de um vira latinha, basta observar o cachorro por alguns dias para saber se ele é mais do tipo comportado ou bagunceiro.

Qual o espaço disponível para o animal?

Antes de adotar um cachorro é importante saber se há espaço o suficiente para ele em sua casa ou apartamento. Algumas espécies de cães precisam de um ambiente grande para correr e se exercitar. A necessidade de espaço não tem muito a ver com o tamanho do cachorro, por isso é importante entender bem sobre a raça que você está adotando.

Você está pronto para os “sustos”?

Os cães podem passar por diversos problemas de saúde, principalmente os de raça. Ou seja, é muito importante estar preparado para situações em que é necessário correr para o veterinário e gastar com consultas, tratamentos e remédios.

Além do gasto constante com a comida e outras necessidades controláveis (como as vacinas), é preciso considerar os gastos inesperados em outras áreas. Caso o orçamento não permita este tipo de situação, então é melhor deixar a adoção para depois.

Gostou das nossas dicas? Tem muito mais no nosso blog! E se o seu animal precisar de atendimento veterinário, saiba que ele pode contar com a Clínica Veterinária 24h Granja Viana.

Oferecemos os melhores profissionais e procedimentos da região de Granja Viana. Entre em contato com a gente e saiba mais!

Até mais, amigos.