5 principais dicas para adotar um gato

Olá amigos e amigas, tudo bem? Aqui é o Doutor Viana do Hospital Veterinário Granja Viana! Hoje vamos falar sobre dicas para adotar um gato que todo mundo deveria saber. Estas são coisas importantes e que ajudarão bastante a qualidade de vida dos animais que já vivem com você e também do gatinho novo.

As principais dicas para adotar um gato

Antes de adotar um gato, principalmente se você já tem outros animais, é preciso preparar o terreno. Assim você pode garantir que o animal não terá uma introdução complicada ou não colocará os outros animais em risco.

1- Leve em consideração o espaço da casa

Qualquer animal precisa de um certo espaço para ficar bem. Por exemplo, ter mais de três gatos em um apartamento de dois ou três cômodos pode ser uma má ideia. Os animais podem se sentir entediados com o pouco espaço.

Antes de adotar um animal, certifique-se de que o ambiente não ficará apertado demais e comportará o número desejado de animais.

2- Lembre-se também dos gastos

Cuidar de cães e gatos não é fácil e nem barato. Por isso é preciso levar em conta as novas despesas que a adoção exigirá e se você vai poder arcar com estes novos gastos. Além das despesas contínuas, como a ração e sacos de areia, é preciso considerar possíveis emergências veterinárias e vacinações.

3- Evite a saída dos animais para a rua

A ideia de que os gatos devem ser criados “soltos” é um erro comum, mas que pode prejudicar bastante a qualidade de vida do animal. Como os cães, os gatos devem ser criados com limites e bem protegidos dentro de casa.

Com acesso a rua, os gatos podem ser expostos a diversas doenças, além do risco de acidentes com automóveis ou com outros animais de porte maior. Há também a possibilidade de o gato comer alimentos que não deveria e acabar sendo envenenado. A melhor maneira de manter os animais protegidos é deixando-os dentro de casa.

4- Castre o animal

Esta é uma dica que vai ajudar bastante o animal e o dono. Os gatos não castrados dão bastante trabalho para cuidar. As fêmeas ficam bem barulhentas e os machos bem agressivos e marcam território em todo lugar.

Além de evitar uma possível gravidez indesejada, castrar um animal aumenta a sua qualidade de vida. Os gatos castrados vivem por mais tempo, pois não há a tendência de ficar vagando pelas ruas e acabar sofrendo com ferimentos causados por brigas constantes.

5- Antes de levar para a casa, passe no veterinário

Antes de confirmar a adoção e introduzir o animal junto aos outros, é preciso fazer alguns exames veterinários para determinar se ele possui alguma doença infecciosa. Esta é uma das dicas para adotar um gato mais importantes.

Sempre, e enfatizamos o sempre, é crucial que você faça um teste laboratorial para testar o sangue do gato, principalmente para FeLV e FIV. Estas são duas doenças incuráveis e silenciosas. Muitos tutores acabam perdendo o seu animal de surpresa por não terem informações sobre esta doença.

Gostou das nossas dicas? Se ficou alguma dúvida ou você precisa do melhor atendimento veterinário em Granja Viana e região, conte com a clínica veterinária 24h Granja Viana!

Entre em contato com a gente e conheça mais sobre os nossos serviços e profissionais. Até mais, amigos!