Os problemas comuns nos olhos dos gatos
Olá amigos e amigas dos animais, tudo bem? Me chamo Doutor Viana e estou trazendo mais uma dica importante para a saúde dos animais. Já falamos aqui sobre os problemas oftalmológicos dos cães e hoje vamos falar sobre os problemas comuns nos olhos dos gatos.
Os problemas comuns nos olhos dos gatos
Os olhos são órgãos importantes nos felinos, por isso é bom sabermos quais os problemas mais comuns, assim estaremos preparados para qualquer emergência ou situação na qual for necessário o atendimento médico do animal.
Infecções
Todos sabemos que os olhos dos gatos são bem grandes e bonitos, não é mesmo? Porém, toda a beleza e tamanho vem com uma desvantagem, as infecções. Infelizmente os olhos dos nossos bichinhos estão propensos às infecções causadas por bactérias, fungos e até mesmo parasitas.
Existem diversos tipos de infecções e o tratamento depende de qual é o causador da condição. Entre os principais sintomas das infecções nos olhos estão:
- Vermelhidão
- Inchaço
- Secreção
- Coceiras constantes ou muito tempo com o olho fechado
Muitas vezes a infecção no olho é acompanhada de tosse e espirros. Ao surgir estes sinais, procure um médico veterinário para realizar o diagnóstico e propor o melhor tratamento para o seu pet.
Trauma
Traumas diversos são outros dos problemas comuns nos olhos dos gatos. Os animais que têm acesso livre à rua, ou que vivem em uma casa com muitos gatos e sem nenhuma harmonia entre eles geralmente são mais propensos a este tipo de problema, já que eles podem se envolver em brigas que podem causar lacerações e perfurações na superfície dos olhos.
Os traumas também podem ser causados por pancadas, como no caso de atropelamentos ou por objetos que ficam presos debaixo da pálpebra. Enquanto traumas leves e médios podem levar a vermelhidão e incômodo, traumas mais graves podem significar a perda do órgão. Em causo de danos aos olhos do seu pet, sempre o leve para o veterinário para um exame e diagnóstico.
Descoloração da Iris
É normal a cor dos olhos de um gato filhote mudar enquanto ele cresce (geralmente ele muda do azul para amarelo ou verde). Depois, na fase adulta, os olhos permanecem da mesma cor. Mas existe uma condição chamada iris melanosis que é capaz de criar pontos de descoloração. Não é incomum acontecer nos gatos, mas é preciso tomar muito cuidado.
O melanoma ocular (câncer no olho) também apresenta a descoloração e pontos escuros como sintomas principais. Portanto, qualquer mancha nos olhos é um sinal para procurar um veterinário com urgência.
Além desses problemas, também podemos citar a cataratas e o glaucoma, doenças comuns em cães, gatos e humanos.
O mais importante é sempre buscar a ajuda profissional quando algo aparentar estar errado com o seu pet. Apenas um profissional veterinário pode realizar um diagnóstico preciso e correto. Não deixe a vida do seu pet em risco, conte com os melhores profissionais no Hospital Veterinário Granja Viana!