Os principais problemas oftalmológicos em cães

Olá amigos e amigas dos animais, tudo bem? Aqui é o Doutor Viana do Hospital Veterinário Granja Viana! Assim como os humanos, os nossos pets exigem cuidados com os olhos, afinal, existem diversos problemas oftalmológicos em cães e gatos que devemos saber como identificar e como tratar.

Hoje vamos focar na visão dos cães e quais são os problemas mais comuns que você deve saber.

Principais problemas oftalmológicos em cães

Veja quais os problemas que você pode encontrar nos olhos do seu pet.

Olho de cereja

Os cães possuem três pálpebras, assim como os gatos. Duas delas são bem visíveis, mas a terceira geralmente fica escondida do campo de visão no canto interno do olho. A terceira pálpebra é onde fica localizada a glândula produtora de lágrimas. Normalmente a glândula também é invisível, mas ela pode sair do lugar devido a problemas nos ligamentos.

Por questões quase sempre genéticas, o ligamento que segura as glândulas no lugar perde a força e acaba deslocando-as. As raças de focinho achatadas, como o bulldog francês, são as mais afetadas pelo problema. O problema é resolvido com uma cirurgia simples.

Danos à córnea

A superfície dos olhos é coberta com uma camada fina e transparente chamada de córnea. Esta camada pode sofrer danos e lacerações. Em cães é comum úlceras e outros ferimentos nesta região importante do olho. Cães que gostam de correr na grama podem espetar o olho em galhos, por exemplo. Os tratamentos da córnea incluem a prevenção e combate à infecções, além do alívio de outros sintomas como a irritação e a dor.

Conjuntivite

Assim como em humanos, a conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana mucosa que reveste os olhos e as pálpebras. Porém, ela não deve ser interpretada como uma doença única e sim como o sintoma de problemas mais graves. As principais causas da conjuntivite são irritação física, como pó ou cílios encravados, ou infecções virais e bacterianas (causas mais comuns). Antes de começar qualquer tratamento é preciso entrar em contato com um veterinário para que a causa da conjuntivite seja tratada de forma eficiente.

Catarata

A catarata é a doença que causa a opacidade do cristalino e a eventual perda de visão. Infelizmente os cães não podem nos avisar quando começam a achar a visão “um pouco estranha”, por isso cabe aos donos prestar atenção em qualquer mudança no cristalino do seu pet. E a qualquer sinal de alteração, procure um médico veterinário rapidamente.

Estes são os principais problemas oftalmológicos em cães, mas não são os únicos. É preciso manter a atenção nos olhos do seu pet e consultar um veterinário sempre que algo parecer errado.

No Hospital Veterinário Granja Viana você e o seu pet encontram os melhores profissionais da região para garantir diagnóstico e tratamento de qualidade e a qualquer hora do dia! Com a gente o seu melhor amigo está seguro!