O que fazer em casos de envenenamento de gatos?
Olá amigos e amigas dos animais, tudo bem? Eu sou o Dr. Viana e hoje venho trazer uma dica importante: O que fazer em caso de envenenamento de gatos.
Nós já falamos sobre os primeiros socorros em caso de envenenamento de cães, agora é a vez de falar dos nossos amigos bigodudos e saber o que fazer para salva-los em caso de algum problema relacionado ao envenenamento.
Gatos são naturalmente curiosos e podem acabar ingerindo alguma coisa que faz mal para a saúde. Por exemplo: Os remédios humanos apresentam um grande risco para os felinos, por isso devem ser sempre mantidos longe dos bichanos.
Primeiro é preciso saber identificar o envenenamento em um gato. Lembrando que a qualquer sinal de alguma coisa errada com o animal, o mais indicado é chamar um veterinário para o diagnóstico correto.
Os principais sintomas de envenenamento em gatos são:
- Vômito, com ou sem presença de sangue;
- Diarreia, também apresentando sangue ou não;
- Salivação excessiva;
- Tosse e espirros constantes;
- Dificuldade respiratória;
- Convulsões, tremores e espasmos musculares;
- Pupilas dilatadas;
- Dificuldade de coordenação (movimento atrapalhado);
- Perda de consciência;
- Micção frequente.
Agora que sabemos identificar o envenenamento de gatos, é preciso saber o que fazer.
O que fazer em caso de envenenamento de gatos
A primeira coisa a se fazer é chamar um veterinário. Ele irá te orientar da maneira correta e indicará os melhores procedimentos para a situação.
Depois é importante tentar descobrir o motivo de envenenamento. É bom identificar o tipo de veneno para não causar mais danos aos animais e também para facilitar o trabalho do veterinário.
Após identificar o veneno, tente retirar todas as possíveis fontes de contaminação do ambiente, garantindo que o animalzinho não vá entrar em contato com a substância novamente.
Coloque o gato em um lugar arejado para poder facilitar a respiração e a ventilação do gatinho. Isso vai ajudar a amenizar o sofrimento dele até a chegada do veterinário.
Induzir o vômito até pode ser indicado, mas com muito cuidado. Em caso de envenenamento por soda cáustica ou ácidos, a indução do vômito vai machucar o gatinho ainda mais. Apenas faça este procedimento se tiver 100% de certeza de que a fonte de envenenamento não é corrosiva ou ácida.
Não dê nada para o animal beber, principalmente leite. O leite pode agravar bastante a situação do envenenamento de gatos, portanto nunca dê nada para o animal beber.
Caso o veterinário não proíba, é possível dar um pouco de água fresca para o animal, isso pode ajudar em casos em que o animai ingeriu remédios ou outras substâncias que atacam o fígado.
Pode dar alguma coisa para gatos envenenados?
Sim! Em caso de envenenamento de gatos ou de cães é possível dar um pouco de carvão ativado misturado com água. O carvão ativado diminui a absorção do veneno pelo organismo.
Caso você não tenha este produto em casa, dar uma colherzinha de mel para o gatinho pode também retardar o efeito do veneno.
Porém, é bom lembrar que só é possível dar estes produtos ao animal consciente, evitando assim riscos do animal se afogar ou engasgar.