Primeiros socorros em caso de envenenamento de cães

Olá meus amigos amantes dos animais, tudo bem? Eu sou o Dr. Viana e hoje trago para vocês um assunto muito importante. Os primeiros socorros em casos de envenenamento de cães.

Infelizmente os nossos amiguinhos peludos podem acabar entrando em contato com substâncias que fazem mal para eles, seja por envenenamento com plantas ou então por produtos químicos nocivos como o chumbinho, a soda cáustica ou outros produtos de limpeza.

É importante saber como lidar com essas situações de emergência com os cachorrinhos. A primeira coisa a se fazer em uma situação dessas é identificar o problema, as vezes o animais pode estar passando por alguma outra coisa e trata-lo por envenenamento pode piorar a situação.

Para saber identificar um envenenamento de cães, é importante saber quais são os sintomas principais de envenenamento em cachorros. Confira:

  • Salivação;
  • Vômitos;
  • Inchaço;
  • Vermelhidão na boca;
  • Taquicardia;
  • Diarreia;
  • Tremores;
  • Secreções bucais;
  • Convulsões, em casos mais graves.

Primeiros socorros em caso de envenenamento de cães

Ao se deparar com estes sintomas, a primeira coisa que a pessoa deve fazer é chamar um veterinário ou ir com o animal até um hospital veterinário. Caso não dê para esperar a ajuda profissional, ou então quer ajudar enquanto espera, é possível fazer algumas preparações.

Tente identificar a causa do envenenamento

A primeira coisa a se fazer é sempre tentar identificar o que causou o envenenamento. Com a ajuda de uma luva cirúrgica, tente procurar por vestígios do que pode ter causado o envenenamento. Pode procurar dentro da boca do animal para tentar encontrar algo.

Caso encontre, guarde um pouco do veneno para mostrar ao veterinário, saber o que causou o problema fará com que o tratamento seja bem mais rápido e eficiente. Aproveite para lavar a boca do cachorro usando água.

Induzir ao vômito ou não?

É possível sim induzir o cachorro ao vômito, mas é apenas recomendado se você tiver 100% de certeza de que a substância ingerida não é corrosiva. Caso seja, induzir ao vômito vai apenas piorar a situação e machucar ainda mais o bichinho.

Se a intoxicação for causada por alguma planta ou outro material, tente induzir o vômito dando uma colher de sal para o cachorro. Mas lembrando, apenas se você tiver certeza absoluta de que é seguro fazer isso.

O que dar para cachorro envenenado?

É importante deixar o animal de jejum e evitar dar qualquer coisa para não causar nenhuma reação negativa com o agente contaminante. Evite principalmente leite, óleos e medicamentos. Caso o veterinário permita, dê apenas água limpa e fresca para o animal.

Atualmente, a melhor recomendação para de algo para dar ao cão envenenado é o carvão ativado diluído em água. Esta substância evita que o organismo do animal absorva mais do produto tóxico. Quanto mais cedo for administrado pelo animal, melhor será o resultado.

Não se deve fazer muito além disso, apenas tomar estas medidas para ajudar o futuro trabalho do veterinário. O mais importante é chamar um veterinário o quanto antes e seguir todas as recomendações do profissional.

Levar o animal para um hospital veterinário também é uma excelente opção e, em algumas situações, pode ser mais rápido.

Antes de terminar o artigo de hoje, o seu cachorro está impossível e você não sabe mais o que fazer? Neste guia você irá aprender como adestrá-lo resolvendo os seus principais problemas de comportamento. O guia foi desenvolvido no formato passo a passo sendo que todos os passos são ilustrados para a sua melhor compreensão. Neste guia você aprenderá como ensinar o seu cachorro a:  Fazer necessidades no lugar certo – parar de morder – prestar atenção em você – sentar – ficar – deitar – parar de latir – vir quando chamado – ficar junto ao seu lado – passear sem puxar a guia – passear sem guia Como resultado você terá um cão mais educado e feliz para viver com você! Quer saber mais? Clique Aqui