Animais podem ficar de luto? O que fazer para ajudar?
Olá amigos e amigas, tudo bem? Aqui é o Doutor Viana do Hospital Veterinário Granja Viana! Você já perdeu algum pet querido? É um momento muito difícil. Mas você sabia que, além dos seres humanos, os outros animais podem ficar de luto?
Nossos amigos peludos também sentem tristeza e ficam de luto quando um dos seus irmãos falece. É possível identificar sinais do luto no seu pet e é importante combater esse período de tristeza para não gerar problemas clínicos.
Animais podem ficar de luto – Saiba como identificar
Animais podem ficar de luto de formas diferentes. Alguns ficam ansiosos, alguns param de comer e outros parecem letárgicos após perder um companheiro.
Não é difícil notar que o pet está tendo problemas com o luto. Basta notar uma mudança de comportamento logo após a morte do outro animal.
Confira algumas dicas para você ajudar o animal a lidar com o problema:
Incorpore novas rotinas
Animais adoram rotina, principalmente os gatinhos. Porém, a morte de um dos pets pode prejudicar a rotina repentinamente. Isso pode atrapalhar bastante a recuperação do animal. É recomendado retirar do ambiente objetos que pertenciam ao animal que morreu.
Troque potes de ração, de água e brinquedos que o cachorro ou gato costumava brincar. Crie também novas rotinas, como trocar a hora da alimentação ou do passeio.
Faça exercícios diários
Atividade física regular é sempre uma excelente forma de melhorar a saúde física e mental. Esses benefícios também se aplicam ao seu pet. Procure oferecer novas atividades para o seu animal de estimação.
Passear, brincar ou até mesmo oferecer um novo brinquedo já é o suficiente para garantir que ele se distraia um pouco e comece a se recuperar da perda.
Lutos precisam de tempo
Perdas emocionais podem ser bem pesadas para a saúde física e mental, além de desgastar bastante o bem-estar emocional. Assim como os humanos, os pets lidam com o luto em tempos diferentes.
É preciso ter paciência com o seu bichinho e tentar ajudá-lo durante os momentos mais complicados. Se os sintomas durarem por muitos dias ou até semanas, é importante levar o animal a um veterinário.
Se um dos sintomas for a falta de apetite, é preciso consultar um veterinário o quanto antes. Principalmente no caso dos gatos, que não podem ficar muito tempo sem comer.
Os animais podem ficar de luto de forma bem similar á maneira que os seres humanos ficam. Por isso geralmente é fácil para nós termos empatia com o que o animal está passando. O mais importante é sempre ficar de olho no seu melhor amigo peludo, principalmente em momentos complicados.
Se precisar de profissionais para ajudar o seu pet de qualquer maneira, conte com a Clínica Veterinária 24h Granja Viana! Atendemos Granja Viana e toda a região com os melhores profissionais e equipamentos!