Meu gato não está comendo, o que fazer?

Olá amigas e amigos fãs dos animais, tudo bem? Eu sou o Dr. Viana! Como já dissemos, os gatos não são muito fãs de beber água o tempo inteiro. Porém, quando o assunto é comer, a história é outra. Gatos são animais feitos para comer várias porções pequenas durante o dia. Quando este hábito é quebrado e o gato não está comendo da forma correta, ele pode estar com algum problema de saúde.

Ao ficar sem comer, o gato pode ter seu nível de energia desbalanceado, afetando o metabolismo. A gordura é mandada para o fígado que é responsável por quebrar as células para produzir energia. Quando o gato não está comendo direito, o fígado pode ser sobrecarregado e não conseguir quebrar a gordura de forma correta.

As células de gordura acabam infiltrando o órgão e causam uma condição chamada de lipidose hepática felina. Esta é uma condição fatal caso o gato não comece a se alimentar novamente. Por isso é preciso ficar de olho para saber se o gato não está comendo.

Meu gato não está comendo, o que fazer?

A primeira coisa a se fazer é tentar descobrir o motivo do problema. O primeiro suspeito deve sempre ser a comida do animal. Caso você tenha trocado a marca da ração, o pote do animal ou o local onde fica a comida, tente voltar para como era antes de ele parar de comer.

Se a ração já tem mais de 1 mês de comprada, pode ser que ela esteja ficando ruim e está na hora de trocar. Tente oferecer comidas molhadas em sachês ou em latas. Esquentar um pouco a lata por volta de 35 graus, pode deixar a comida mais apetitosa ao felino.

Se nenhuma dessas ideias funcionar, é hora de marcar uma consulta com o veterinário. Tente informar o tempo que se passou desde a ultima refeição do animal. Caso o gato esteja a mais de 2 dias sem comer, a consulta com o veterinário deve ser marcada com emergência.

Durante a consulta o veterinário pode examinar por problemas imediatos. Dores no dente, problemas bucais, alterações na garganta, tumores abdominais ou qualquer outro problema aparente que possa estar evitando que o gato consiga comer.

Algumas vezes é preciso fazer exames mais específicos, como raios-x e ultrassom, exames de sangue e urina e até mesmo biopsias de tecido para determinar porque o gato não está comendo.

Infelizmente, nem sempre o diagnóstico é a etapa final. Muitas vezes, o problema pode ser grave e o animal não vai conseguir comer em menos de algumas semanas. Em alguns casos, é possível alimentar o animal com uma seringa. Porém, em alguns casos médicos, é necessário o uso da esofagostomia, uma técnica de alimentação por tubo. Algumas vezes, este procedimento é a única maneira de salvar o animal.

Esta cirurgia é relativamente simples e rápida e permite que os donos possam dar alimento, água e medicamentos para o gato que não está comendo durante todo o tratamento.

É preciso ficar de olho na alimentação do seu bichano, sempre analisando se eles estão comendo de forma correta. Caso você note algum problema, não espere tudo piorar, consulte um médico veterinário.