Tosse em gatos: Quais as causas e tratamentos?

Olá amigos e amigas, tudo bem? Eu sou o Doutor Viana e tenho uma pergunta: O seu gatinho anda tossindo muito? A tosse é um mecanismo natural da maioria dos seres vivos. Sua principal função é expelir objetos estranhos das vias respiratórias. Mas a tosse em gatos pode ser sinal de problemas mais graves.

Geralmente, quando notamos a tosse em gatos, logo culpamos as bolas de pelo. Porém, nem sempre este é o caso. O mais recomendado é que assim que o gato comece a tossir, você o leve imediatamente para uma clínica veterinária.

Mas antes iremos deixar uma dica que vale ouro, de como eliminar o risco do seu gato ter cálculo Renal e Outras Doenças Dolorosas ao Longo de Sua Vida Com Método super Simples e Aprovado Por Vários Veterinários Renomados. 

É possível aumentar a expectativa de vida do seu gato? E a resposta é Sim!

Pois com certeza é melhor prevenir do que remediar não é? Para maiores informações clique aqui!

Apesar de parecer algo inocente, a tosse pode ser sinal de problemas graves e até mesmo fatais. Portanto, não descuide do seu animal.

Causas da tosse em gatos

A tosse em gatos é um reflexo de proteção. A intenção é tentar remover algo que está atrapalhando o trato respiratório. Na maioria das vezes, este “algo” são partículas de objetos estranhos ou até mesmo muco. Porém, é possível que o gato esteja com infecções por micróbios, irritação ou até inflamações graves.

As principais condições que podem causar a tosse em gatos são:

  • Uma grande variedade de agentes infecciosos;
  • Doenças causadas por parasitas;
  • Condições alérgicas;
  • Bolas de pelo;
  • Doenças do brônquio e pulmão (infecciosas ou não);
  • Problemas cardíacos graves;
  • Câncer.

Com tantas causas possíveis é importante levar o animal ao veterinário para evitar diagnósticos errados que podem comprometer a saúde do seu bichinho. O seu veterinário provavelmente vai analisar outros fatores e descobrir a causa da tosse de forma precisa.

Dependendo de alguns sintomas que acompanham a tosse, é possível ter uma ideia melhor do que está acontecendo com o seu pet.

  • A tosse em gatos acompanhada por espirros pode ser causada por uma infecção respiratória viral.
  • Quando acompanhada por dificuldades na respiração, a causa da tosse pode ser problemas associados com a asma.
  • A tosse acompanhada por perda de peso, letargia (inconsciência) e anorexia é associada a doenças parasíticas e ao câncer.

Ou seja, a tosse em gatos não deve ser automaticamente definida como bola de pelos. Estes são problemas graves e quanto mais tempo leva para fazer o diagnóstico, mais danificada é a saúde do animal.

Além de analisar os sintomas e o histórico médico do seu gato, o veterinário também poderá fazer vários exames, principalmente a radiografia do tórax.

Como tratar a tosse dos gatos

Quando a causa da tosse em gatos é identificada é preciso começar o tratamento de acordo com o problema. A maioria dos tratamentos inclui:

  • Uso de antibióticos;
  • Uso Corticosteroide em um tratamento hormonal para corrigir problemas suprarrenais;
  • Remédios contra parasitas;
  • Mudanças na dieta e no comportamento para eliminar problemas com bolas de pelo (caso seja este caso).

Estas são as principais causas da tosse em gatos. Lembrando que é fundamental procurar um veterinário sempre qualquer sintoma estranho surgir.

E se você está procurando um Hospital Veterinário em Cotia e Carapicuíba, ponte contar com o Hospital Veterinário Granja Viana! Temos uma equipe preparada para cuidar do seu amigo peludo com todo o carinho!