Dicas para convivência entre cachorros e crianças que os pais devem conhecer

Olá amigos e amigas, tudo bem? Aqui é o Doutor Viana, do Hospital Veterinário Granja Viana. Hoje trago algumas dicas para convivência entre cachorros e crianças que os pais devem saber para garantir a segurança do seu pet e do seu filho.

Já começamos dizendo que os cachorros são excelentes amigos das crianças. Mas é sempre bom saber os limites e os cuidados que devem ser tomados ao promover a interação entre o animal e a criança. Confira algumas dicas importantes e essenciais para garantir a segurança do seu filho e a do seu melhor amigo.

Dicas para convivência entre cachorros e crianças que os pais devem saber

Mesmo quando você tem certeza de que o cachorro vai ser uma boa companhia para as crianças, é necessário ter certeza de que você está fazendo a sua parte para garantir a segurança de todos.

Treine o cachorro para ser obediente

Treinar o cachorro para ser obediente não é uma tarefa difícil e pode ser executada com a ajuda de material online, ou por adestradores profissionais. O importante é começar o mais cedo possível e saber que o cachorro estará treinado para lidar com crianças. Com o treinamento correto é possível garantir que em qualquer situação adversa, o cachorro vai corresponder ao comando se você chamar a atenção dele.

Supervisione a brincadeira entre as crianças e o cachorro

Mesmo que você tenha a certeza que o seu cachorro nunca mordeu ou mostrou sinais de agressão com crianças, é preciso ter cuidado. Enquanto a criança brinca com o cachorro, mantenha a mão no animal, pronto para evitar mordidas ou acidentes. Caso o cachorro tenha problemas com crianças, ou a criança tenha problemas com cães, é melhor tirar o animal do ambiente, ou então pedir educadamente para a criança se retirar de perto do cachorro.

Ensine a criança a nunca perturbar um cachorro

Cachorros adoram brincar com crianças e as crianças adoram brincar com os cães. Porém, até mesmo os cachorros mais dóceis e brincalhões gostam de parar para ter um tempo para eles mesmos.

Ensine o seu filho a respeitar esse tempo do cachorro e não tentar ficar perturbando o animal durante o sono ou durante a alimentação. Ao aprender isso a criança mitiga as chances de ser mordida ou atacada pelo animal.

Também é importante ensinar que beijos e abraços não são nem um pouco recomendados na hora de dar carinho para o cachorro. O abraço e a aproximação para beijinhos podem deixar o animal inseguro e ansioso, e na maioria das vezes a reação para esses sentimentos é a mordida.

Sempre tenha cuidado perto de cachorros

Mordidas de cachorros são acidentes que podem acontecer a qualquer momento. Não existe maneira 100% segura de garantir que elas não vão acontecer. Por isso sempre tenha cuidado quando estiver próximo de cães, seja respeitoso e gentil com o animal e ensine o seu filho a fazer o mesmo.

Gostou das nossas dicas para convivência entre cachorros e crianças? Você encontra muito mais dicas como essa no nosso blog!

E lembrando que na Clínica Veterinária 24h Granja Viana você encontra profissionais prontos para atender você e o seu melhor amigo. Venha nos conhecer!