7 objetos perigosos para gatos

Olá amigos e amigas dos animais, tudo bem? Eu sou o Dr. Viana e trago um assunto que preocupa muitas pessoas: Os objetos perigosos para gatos. Saiba quais os principais riscos que o seu gatinho corre dentro de casa e como neutralizá-los.

Gatos são animais naturalmente curiosos, por isso é comum encontrar eles brincando com objetos diferentes dentro de casa. Apesar de ser divertido observar eles brincarem, existem muitos objetos perigosos para gatos. O principal perigo para um gato dentro de casa está nos objetos que podem machucar e substâncias que ele pode acabar ingerindo. Felizmente, gatos são mais exigentes do que os cães na hora de escolher o que vão engolir, mas isso não quer dizer que eles estão totalmente seguros.

Objetos perigosos para Gatos

Desde cabos elétricos até plantas, as residências estão cheias de objetos perigosos para gatos. É preciso saber identificar estes riscos para proteger os nossos amigos bigodudos.

Ossos no lixo

Muitas pessoas jogam ossos no lixo depois do jantar ou almoço. Alguns gatos podem se interessar por este tipo de alimento e tentar furtar o objeto do lixo. Porém, o osso é perigoso para estes animais. Ossos cozidos podem dobrar e enroscar na garganta e intestino do animal. Os ossos crus podem quebrar e criar pontas, podendo causar danos na boca, esôfago e estômago do gato

Elásticos

Gatos adoram brincar com elásticos, sejam os de borracha, de silicone ou aqueles de cabelo. Porém, se engolidos, este material pode causar danos fatais ao intestino do animal. É bom tomar cuidado com eles, principalmente os pequenos, eles são um dos objetos mais perigosos para gatos.

Plantas tóxicas

Gatos adoram mastigar folhas e flores, mas muitas das plantas domésticas são tóxicas para os animais. Existem muitas plantas comuns que podem ser fatais para um gato, por isso é preciso fazer uma pesquisa sempre que for comprar uma para dentro de casa.

Fios e cabos elétricos

Alguns gatos, principalmente os filhotes, adoram mastigar fios. Mas esse é um habito muito perigoso, já que o gato pode ser eletrocutado se conseguir chegar ao cobre da fiação. Fique sempre de olho nos fios ligados e guarde aqueles que não estiverem em uso.

Fio dental

O banheiro é um dos lugares mais perigosos para um gato. O fio dental, que também pode ser encarado com um excelente brinquedo por um gato, apresenta os mesmos perigos dos elásticos. O fio dental pode enrolar dentro do estômago e intestino do animal, causando um bloqueio. Este tipo de condição veterinária pode ser fatal.

Medicamentos

Entre os objetos perigosos para gatos, estão os medicamentos. A grande maioria dos medicamentos humanos podem causar danos graves ao fígado do gato. Os medicamentos devem ser guardados em um armário onde não possam ser alcançados por animais e crianças.

Produtos de limpeza

Não é comum que gatos consigam ingerir produtos de limpeza direto da embalagem. Porém, é possível que eles lambam os produtos do chão. Além de guardar os produtos de limpeza em um armário seguro, também é importante afastar os gatos de cômodos recentemente limpos com eles. Se o produto cair no chão, limpe imediatamente.