Ultrassom veterinário – Vantagens e como é feito
Olá amantes dos animais, tudo bem? Aqui é o Doutor Viana do Hospital Veterinário Granja Viana! Você conhece o ultrassom veterinário?
Assim como o ultrassom utilizado na medicina humana, o ultrassom para cães e gatos ajuda a realizar diagnósticos precisos e auxilia em diversas situações. Este é um procedimento que aumenta bastante a qualidade de vida dos animais e diminui a preocupação dos seus tutores.
O ultrassom para pets não é nenhuma novidade, mas nem sempre é tão fácil encontra-lo em clínicas veterinárias e nem sempre os tutores estão por dentro da possibilidade desse tipo de exame.
Ultrassom veterinário – Quais as suas vantagens
O ultrassom é uma técnica não invasiva que permite observar órgãos e sistemas internos do animal. O aparelho utiliza ondas sonoras não audíveis pelos seres humanos para realizar imagens através do eco gerado por essas ondas.
Com esse equipamento é possível garantir uma visão em tempo real do funcionamento dos diferentes sistemas internos do animal. Por exemplo, é possível ver os batimentos cardíacos ou acompanhar outros órgãos.
Em caso de contusões ou acidentes graves, o ultrassom pode servir para verificar danos nos órgãos e outros tecidos moles, o que não é possível com o uso do Raio-X veterinário.
Além dessa situação, é possível também usar o ultrassom veterinário para descobrir causas de problemas como:
- Perda de peso sem explicação;
- Dores abdominais;
- Falta de apetite e letargia;
- Verificar a presença de líquido dentro do abdômen (problema ligado a hemorragia interna e ascite);
- Verificar a presença de massa estranha que possa ter sido sentida durante exame físico;
- Vômitos ou diarreia constantes;
- Problemas urogenitais;
- Anomalias em exames de sangue ou radiografias;
- Pedras nos rins ou bexigas.
O ultrassom é uma poderosa ferramenta de diagnóstico para estes casos.
Já no caso de animais em gestação, o ultrassom é importante para determinar o número de filhotes na ninhada, além da condição de saúde de cada um ou determinar se haverá algum problema durante o parto.
Como é feito o ultrassom em cães e gatos?
O ultrassom veterinário é feito da mesma maneira que o ultrassom em seres humanos. Ele não é invasivo e não precisa de muitos preparos para iniciar o exame. Raramente o animal vai precisar ser sedado, apenas nos casos de biópsia ou remoção de líquido.
Animais muito ariscos ou agressivos podem precisar de uma anestesia fraca. A única coisa que pode acontecer com o animal é ele perder um pouco de pelo, pois precisará ter a barriguinha tosada para que o sensor entre em contato direto com a pele.
Exames de ultrassom veterinário em Granja Viana e região
Se você precisa realizar exames de ultrassom em cães ou gatos em Granja Viana e região, a melhor opção é a clínica veterinária 24h Granja Viana.
Contamos com profissionais altamente treinados e as melhores tecnologias para dar ao seu bichinho de estimação a melhor qualidade de vida possível!