Síndrome vestibular felina – O que é, como diagnosticar e quais os tratamentos
Olá amigos e amigas, tudo bem? Aqui é o Doutor Viana, do Hospital Veterinário Granja Viana! Hoje vou falar de um problema pouco conhecido pelos donos de gatos: A síndrome vestibular felina.
O que é a síndrome vestibular felina?
A síndrome vestibular felina é uma condição em que o gato desenvolve problemas de coordenação e equilíbrio de repente. Alguns dos sinais mais claros da doença é a náusea e o vomito repentino, cabeça inclinada para um lado e movimento involuntário e irregular do olho.
Estes sinais clínicos geralmente aparecem em menos de uma hora depois do início do problema.
O aparelho vestibular está localizado no ouvido interno e é responsável por manter o equilíbrio e o senso de orientação e direção dos animais vertebrados. Sempre que há algum problema com ele, seja infecção, doença ou traumas, perdemos bastante das funções importantes que ele exerce em nosso corpo.
Qual a causa da síndrome vestibular felina?
A medicina veterinária ainda não entende completamente a causa da doença vestibular felina. Condições como a infecção do ouvido interno e médio são as causas mais comuns da doença. Tumores são uma causa menos comum, mas devem ser consideradas, especialmente em gatos mais velhos.
A exposição à certas toxinas e substâncias causam sintomas parecidos com a síndrome vestibular felina, mas é apenas um falso diagnóstico. A grande maioria dos casos tratados em clínicas são considerados idiopáticos, ou seja, sem uma causa exata definida. Infelizmente, as principais causas da síndrome vestibular não são completamente conhecidas.
Os gatos da raça siamês e burmês foram associados com uma forma congenital da doença que é passada de forma genética. Outro fator em comum é que muitos dos gatos afetados são surdos.
Como a doença vestibular felina é diagnosticada?
Não existe nenhum exame ou teste específico para diagnosticar a doença. A maioria dos casos são determinados de acordo com sinais clínicos. Após o aparecimento dos primeiros sintomas, são feitos um exame de ressonância magnética, raio-x do crânio, exames de sangue e urina, análise do fluido espinhal, análise de culturas na orelha e citologia do ouvido.
Estes exames têm como principal objetivo descartar doenças mais graves, como os tumores. Os veterinários da Clínica Granja Viana vão determinar quais testes são apropriados para o seu gato baseado no histórico médico, quadro clínico e exame físico.
Como a condição é tratada?
Por não possuir uma causa exata, não existe tratamento médico específico ou tratamento cirúrgico imediato. Em casos de infeção no ouvido interno ou médio, são administrados medicamentos antibióticos e fungicidas. No caso das doenças com quadro idiopático são usados medicamentos para combater a náusea, o enjoo de movimento e vômitos. Durante os primeiros dias de sintomas, o gato pode precisar de ajuda para se alimentar e beber água.
Geralmente a síndrome vestibular felina é remediada com sucesso e os sintomas mais graves são cortados rapidamente. Porém, alguns gatos podem desenvolver uma certa inclinação na cabeça permanente. Pode ser assustador, mas não faz nenhum mal para a saúde do animal.