Quanto tempo posso deixar o gato sozinho?
Olá amigos e amigas, tudo bem? Eu sou o Doutor Viana e hoje estou trazendo mais dicas para que você tenha uma melhor convivência com o seu pet. O assunto de hoje são os felinos, uma dúvida que muitos tem é se é possível deixar o gato sozinho por muito tempo.
Deixar os nossos animais sozinhos não é uma boa opção, porém, nem sempre é possível manter contato direto com eles, afinal, os donos precisam sair, trabalhar e cuidar de muitos assuntos do dia a dia. Por isso é importante saber quanto tempo é possível deixar o gato sozinho e o que você deve fazer para evitar que ele sofra com a sua ausência.
O que você deve saber ao deixar o gato sozinho
Primeiro é preciso entender que, apesar do que dizem, o gato pode se sentir sozinho sim. Assim como os cães, os felinos também são apegados aos seus donos e ficar muito tempo longe deles pode fazer mal ao bichinho. A ansiedade de separação também pode afetar o seu gato e ser devastadora para a saúde mental do seu felino.
Quanto tempo um gato pode ficar sozinho
A resposta para essa pergunta depende muito do seu gato. Porém, existe uma estimativa aproximada de quanto tempo você pode deixar o gato sozinho sem supervisão.
- Gatos com menos de quatro meses – 2 a 4 horas
- Gatos de quatro e cinco meses – 5 horas
- Gatos de seis meses até um ano completo – 8 horas
- Gatos adultos saudáveis – de 24 a 48 horas
Se for necessário deixar o pet sozinho por mais tempo é imprescindível que você encontre alguém para dar uma olhadinha nos gatinhos, trocar a água e a comida.
Dicas para deixar o gato sozinho
Confira alguns passos importantes que você deve seguir antes de deixar o seu gato sozinho.
Primeiro passo
A primeira coisa que você deve fazer é garantir que o seu pet vai ter água o suficiente. Encha bem os potes com água bem fresquinha. Se você for ficar muito tempo fora, por mais de oito horas, talvez seja interessante comprar uma fonte de água.
Segundo passo
Assim como a água, o seu gatinho também precisa ter bastante comida. Porém, se você ficar longe por cerca de 8 horas, é possível alimentá-los antes de sair e depois que chegar. Gatos adoram rotina, principalmente quando o assunto é a alimentação.
Terceiro passo
Limpe as caixinhas de areia e sempre deixe a quantidade necessária de areia sanitária para o dia. Os gatos não gostam de banheiro sujo e podem até ter constipação por causa de uma caixa malcuidada.
Quarto passo
Deixe o ambiente seguro. Remova brinquedos pequenos, objetos cortantes, plantas venenosas, sacos plásticos e quaisquer outros utensílios que podem causar acidentes com o seu animalzinho.
Quinto passo
Se o seu gatinho vive sozinho, sem outro amigo animal, é interessante deixar bastante atividade para ele. Arranhadores, plataformas para subir e brinquedos adequados podem evitar a solidão e o tédio.
Essas foram as nossas dicas para quem quer deixar o gato sozinho sem atrapalhar a saúde e qualidade de vida do bichano.
Para todas as outras situações em que o seu felino precisa de ajuda, conte com a Clínica 24h Granja Viana! Nós estaremos de portas abertas para te atender em qualquer situação!