Quanta ração dar para o gato – Saiba como calcular
Olá amigos e amigas dos animais, tudo bem? Eu sou o Doutor Viana, do Hospital Veterinário Granja Viana! Uma das principais dúvidas que os donos de felinos têm é “quanta ração dar para o gato?”.
Realmente, nossos amigos bigodudos podem ser bem difíceis de serem entendidos. As vezes não dá para saber se eles estão tomando água o suficiente, ou se estão dormindo demais. A mesma preocupação aparece na hora da alimentação.
Para um gato, comer de menos pode causar graves problemas como a lipidose hepática. O contrário também é perigoso, já que alimentar demais causa o sobrepeso, condição perigosa para qualquer animal.
Então como saber se quanta ração dar para o gato? Apesar de não ser uma resposta muito complicada, é preciso trabalhar com algumas variáveis para determinar a quantidade ideal de alimento para o seu bichano.
Quanta ração dar para o gato? – Como descobrir
Entre as principais variáveis relacionadas a alimentação de um gato estão a idade, o tipo de ração (molhada ou seca), nível de atividade do animal, se ele é castrado ou não, se está grávida ou amamentando.
A marca da ração também influencia bastante na quantidade da alimentação. Uma ração de qualidade possui mais nutrientes e densidade do que rações de baixa qualidade. A ração de qualidade acaba precisando de menos quantidades para oferecer a mesma nutrição que rações mais baratas.
A melhor fonte de informação sobre a quantidade de ração que você deve dar ao gato vai estar na embalagem do produto. Busque as informações direto com os fabricantes, geralmente eles informam quantas gramas devem ser dadas por peso para o animal.
Apesar de não ser exato, existe um pequeno cálculo que é possível ser feito para ter uma aproximação de quanta ração dar para o gato.
Tipicamente, ração seca contém cerca de 300 calorias por xícara, já a comida molhada contém cerca de 250 calorias para cada 200Ml.
A partir destes números como guia, um gato de 3,5 quilos precisaria de 4/5 (80%) de uma xícara de ração seca ou pouco menos de uma lata de ração molhada durante o dia todo.
A forma de alimentação deve ser feita de acordo com as vontades dos gatos, já que sabemos que estes são animais bem temperamentais e que gostam das coisas do seu jeito. Alguns gostam de comer apenas uma vez por dia, outros várias vezes em pequenas porções.
Regule a alimentação da melhor forma possível, tentando não exceder o limite estipulado pela fabricante.
Ajuda veterinária
Em caso de dúvidas, o melhor a se fazer é buscar ajuda de um profissional veterinário para indicar a melhor quantidade e o procedimento de alimentação.
Essa ajuda você encontra na clínica veterinária 24h Granja Viana! Nossos profissionais são altamente capacitados para ajudar você e o seu gatinho com qualquer dificuldade! Venha nos conhecer e saber mais.