Problema de coluna nos cães – Como cuidar do seu melhor amigo
Olá amigos e amigas, tudo bem? Aqui é o Doutor Viana do Hospital Veterinário Granja Viana e hoje vamos falar sobre um assunto sério, o problema de coluna nos cães.
Cachorros podem desenvolver problemas na coluna em qualquer idade. Desde problemas com artrite até um pulo mal calculado do sofá é o suficiente para trazer problemas graves para o seu animal.
Por mais difícil que seja, existem diversas maneiras que os donos podem ajudar o cachorro a se recuperar de um trauma ou até mesmo de problemas com a idade. É especialmente importante que os cuidadores do animal entendam como tratar e cuidar de um cão machucado para evitar que a lesão se torne pior.
Como identificar problema de coluna nos cães
Infelizmente os animais não são capazes de nos avisar quando e onde estão sentindo dor, mas eles se comunicam de formas diferentes.
O principal sinal de problema de coluna nos cães é a dor ao ser levantado ou movido pelo dono. Geralmente, quando o cão é levantado, ele reclama de dor, chorando ou até mesmo uivando brevemente.
Porém, existem muitos outros sinais que podem não ser tão óbvios. Por exemplo, a perda de apetite pode ser um sinal de dor constante, comum em problemas na coluna. A dificuldade de levantar e deitar também pode ser um sinal claro da condição.
Alguns cães podem apresentar tremedeira fraca enquanto estão deitados, além de andar com as costas arqueadas. Infelizmente todos estes sintomas também podem significar outras doenças, por isso é importante sempre contar com a ajuda de um veterinário.
Cuidado no dia-a-dia
Quando o assunto são as atividades diárias, o mais importante é aliviar qualquer pressão não natural ou desnecessária nas costas do animalzinho. Levantar o pote de água e de ração para que o cachorro não precise abaixar tanto é uma excelente maneira de ajudar o seu companheiro.
Os cuidadores também devem ficar de olho no tamanho das unhas do animal. Quanto maiores as unhas, pior é a postura e mais pressão é feita na coluna. A má postura também pode prejudicar os joelhos do animal e é uma das causas para a artrite.
Outro ponto importante é cuidar do peso do cachorro. Cães obesos sofrem muito mais com problemas de coluna.
Pegando o cachorro do jeito certo
Algumas vezes é preciso mover o cachorro manualmente, mas isso deve ser feito da maneira correta. O melhor jeito de levantar um cachorro é colocando um braço abaixo da cabeça, para que o pescoço fique sobre a curva do cotovelo, e outro braço na barriga do animal, perto das pernas traseiras.
É preciso levantar o cachorro com bastante cuidado e garantindo que todo o corpo estará bem apoiado, principalmente a parte de trás. Ao andar com o animal, tome bastante cuidado e evite ao máximo impactos e movimentos bruscos.
Outra dica importantíssima é buscar ajuda veterinária para responder qualquer dúvida e buscar as melhores informações.
Com isso você pode contar com a gente! O hospital Veterinário Granja Viana conta com profissionais altamente treinados e os melhores equipamentos para um atendimento veterinário completo! Venha nos conhecer!