Posso cortar os bigodes do gato? Para que eles servem?
Olá amigos e amigas, tudo bem? Aqui é o Doutor Viana do Hospital Veterinário Granja Viana e o assunto de hoje são os felinos e os seus belos bigodes. Alguma vez você já pode ter encontrado algum gato com estes pelos especiais aparados. Mas será que pode cortar os bigodes do gato?
A resposta curta é Não! Apesar de não causar dor, aparar o bigode do animal pode atrapalhar bastante tarefas do seu dia a dia. Mas você sabe para que serve o bigode destes animais? Confira com a gente!
Mas antes iremos deixar uma dica de ouro, de como eliminar o risco do seu gato ter cálculo Renal e Outras Doenças Dolorosas ao Longo de Sua Vida Com Método super Simples e Aprovado Por Vários Veterinários Renomados.
É possível aumentar a expectativa de vida do seu gato? Sim!
Pois com certeza é melhor prevenir do que remediar não é? Para maiores informações clique aqui!
Para que serve os bigodes do gato?
Os bigodes dos bichanos os ajudam a assimilar algumas informações e até mesmo auxiliam em tarefas básicas. Eles realmente precisam dos bigodinhos para viver bem. Ou seja, por mais que seja bonitinho, nunca corte os bigodes do seu gato.
Os bigodes ajudam a entender distâncias
Os bigodes ajudam os felinos a sentir melhor a distância entre objetos. Seja o pote de água e de ração ou até mesmo uma caça (por isso eles colocam os bigodinhos para frente durante estas atividades).
Eles são como a extensão do tato. Ao cortá-los, tiramos uma parte sensorial importante do animal, podendo deixá-lo desorientado em alguns momentos.
Eles também ajudam no equilíbrio
Os bigodes, oficialmente chamados de vibrissas, ajudam bastante no equilíbrio do animal e isto está ligado ao item anterior. Por ajudar no cálculo de distância, os bigodes têm uma função importante no equilíbrio, principalmente durante movimentos rápidos.
Ao pular de um lugar para outro, o gato usa o tato dos bigodes para ajudar nos movimentos sem perda do equilíbrio. Este tipo de movimento é bem comum durante a caça ou então ao tentar fugir de outro animal ou objeto.
A falta dos bigodes também atrapalha durante as caminhadas noturnas. Sem as vibrissas, eles não vão saber se estão para esbarrar em algo.
Por estes motivos, cortar os bigodes do gato deve ser evitado a todo custo.
Se cortar os bigodes do gato, eles crescem de novo?
Felizmente sim. Os bigodes funcionam como os outros pelos, podendo até cair por causas naturais, mas sempre crescendo novamente. Mas isso não quer dizer que você pode sair aparando o bigode do seu felino.
O que fazer se precisar cortar os bigodes do gato?
A verdade é que dificilmente – ou melhor, quase nunca – será preciso aparar o bigode do seu amigo peludo. O procedimento pode ser necessário em alguns casos médicos e operações cirúrgicas, mas deve sempre ser feito por um profissional da área veterinária!
Se você precisa de ajuda com o seu gatinho e quer contar com o melhor serviço de Granja Viana, Cotia e Carapicuíba, conte com a clínica veterinária Granja Viana! Atendemos 24h por dia para garantir tranquilidade e prontidão para você e o seu pet. Entre em contato com a gente e conheça mais!
Até a próxima, amigos!