Pelo curto brasileiro: Conheça essa ilustre raça brasileira
Olá amigos e amigas dos animais, tudo bem com vocês? Eu sou o Doutor Viana e estou sempre aqui dando dicas sobre os animais. Hoje o assunto é uma raça de gato muito querida e pouco conhecida: O Pelo curto brasileiro.
Nunca ouviu falar dessa raça de gato? Bom, ela é bem comum e muita gente considera os felinos dessa raça como vira-latas. Na verdade, até a criação oficial dessa raça, em 1985, esses gatinhos eram realmente vira-latinhas ou os famosos mestiços.
História do pelo curto brasileiro
Como dissemos, o pelo curto brasileiro é uma raça bem recente, criada apenas em 1985 por Paulo Ruschi, um membro da WCF (World Cat Federation). Porém, as origens desse felino remetem à época da colonização do Brasil.
Quando os portugueses que colonizaram o Brasil tiveram que lidar com os roedores, eles trouxeram gatos da raça Iberia Felis. Já em terras tupiniquins, os gatos cruzaram com os felinos locais e começou a história desses gatinhos que hoje podem ser encontrados em qualquer lugar.
Atualmente, a raça é reconhecida como pura pela Federação Felina Brasileira. Se você possui um gatinho que não tem raça definida, pode ser que ele seja um pelo curto brasileiro legítimo e pode até mesmo ganhar certificado de raça.
Características do pelo curto brasileiro
O pelo curto brasileiro, ou brazilian short-hair, é uma raça que se destaca por ser muito amorosa, agitada e brincalhona. Os gatos dessa raça costumam estar sempre atrás dos donos e adoram ganhar carinho o dia todo. Essa é uma raça que precisa de bastante amor e atenção, alguns podem até se sentir tristes quando não recebem bastante afeto.
O brasileiro de pelo curto também é muito inteligente e é capaz de aprender truques rapidamente. Ele é fácil de ser domesticado e também aprende regras facilmente. Só é preciso tomar cuidado com as necessidades do animal. Eles são exigentes em muitos aspectos e quando não têm o que é preciso, se tornam ariscos e até podem tentar fugir.
Aparência física
Já em questão de aparência, as principais características da raça são:
- Tamanho médio e corpo esbelto, não muito musculoso e compacto. As pernas são firmes e de tamanho médio, mas também não são musculosas.
- As orelhinhas são mais compridas do que largas e tem tufos de pelos na parte interna.
- A cabeça também não é muito grande e é sempre mais longa do que larga.
- Os olhos são bem grandes e quase sempre combinam com a pelagem do animal. O espaço entre os olhos é equivalente a um olho e meio.
- A cauda é de tamanho médio ou longa, começando larga na base e afinando até o fim.
- A pelagem é bem sedosa e brilhante. O pelo é curto, como o nome indica, e deitado rente ao corpo.
- A cor não interfere na raça, eles podem ser laranjas, rajados, de duas cores. Porém, os gatos pintados não são considerados dessa raça.
Se você tem um gatinho com essas características, pode ser que você tenha um legítimo pelo curto brasileiro! E para cuidar do seu amigo felino ninguém melhor do que a Granja Viana! Somos um hospital veterinário completo e com o melhor atendimento para você e o seu pet!