O que é a dependência canina e como evitá-la
Olá amigos e amigas dos animais, tudo bem? Aqui é o Doutor Viana, do Hospital Veterinário Granja Viana e hoje trago um assunto importante, a dependência canina. Você já ouviu falar neste tipo de transtorno? Saiba que ele pode fazer muito mal para o seu animal de estimação e para você.
Muitas pessoas acabam notando que depois de algum tempo o cão começa a ficar muito dependente da presença do dono. Porém, esta dependência não vem só na forma de alimentação, abrigo e até mesmo cuidado, mas ela atinge um nível emocional.
Quando a dependência canina atinge um nível extremo, as duas partes acabam sendo prejudicadas e é necessário tomar providências para não piorar a situação.
O que é a dependência canina
Os animais que sofrem de dependência canina precisam estar perto de seus donos durante o tempo todo para demonstrarem ânimo ou felicidade. Quando estão longe de seus donos, eles acabam sofrendo emocionalmente.
Porém, este tipo de comportamento não nasce com o cachorro, eles acabam adquirindo este problema por culpa dos próprios donos. Porém, existem alguns fatores que podem influenciar nesta dependência:
- Desmame precoce
- Estresse da mãe durante a gestação
- Falta de ferramentas de autogestão para sua educação e criação
- Estimulação excessiva durante a fase de filhote
Ao contrário da ansiedade por separação, que acontece apenas na despedida pelo dono, a dependência canina é mais severa e evita que o animal se sinta bem enquanto ele estiver sozinho.
Por causa disso, o animal está sempre triste quando sozinho. Esta tristeza pode eventualmente levar ao estresse excessivo, o que pode causar graves problemas de saúde ao animal, como o envelhecimento precoce.
Existem raças pré-dispostas a dependência canina?
Apesar do que algumas pessoas acreditam, não existem raças que nasçam mais ou menos dependentes dos donos, este é um comportamento adquirido e que felizmente pode ser evitado.
Como não criar um cão dependente
Para evitar a dependência canina em um animal é preciso adotar alguns hábitos durante o desenvolvimento do animal. Algumas dicas importantes a seguir são:
- Não deixar que o animal crie o habito de seguir você por toda a parte. Este é um comportamento que pode ser facilmente adquirido quando filhote, mas é necessário ser “cortado” o quanto antes. Tente treiná-lo e ensiná-lo palavras de ordem para que ele saiba que você e ele não podem ficar andando juntos o tempo inteiro.
- Seja firme e constante com qualquer treinamento ou ordem que você queira passar ao seu animal.
- Não se esqueça de dar carinho ao animal. Não querer que ele seja dependente é diferente de afastá-lo completamente da sua vida. É preciso encontrar um equilíbrio para que ele dependa do dono apenas o suficiente.
- Não humanize o animal. Um cachorro é e sempre será um cachorro. Por isso, ele precisa ter o seu devido lugar, mas não ser humanizado.
Claro, cada pessoa tem a sua maneira de criar seu próprio animal e sabe o que é melhor para ele. Mas é preciso evitar certos comportamentos que podem fazer mal para os dois. Se você precisa de ajuda com o seu pet, conte com a Granja Viana! Somos uma clínica veterinária 24h que atende toda a região de Carapicuíba e Cotia. Estamos sempre prontos para atender você e o seu melhor amigo com todo o carinho!