Meu cachorro está com um cheiro forte que não passa – O que fazer?
Olá amigos e amigas dos animais! Aqui é o Doutor Viana, do Hospital Veterinário Granja Viana, e hoje vamos falar sobre o cheiro dos nossos filhotes peludos, principalmente os cachorros. Muitas vezes o cachorro está com um cheiro forte e logo achamos que ele precisa de um banho, mas nem sempre este é o caso.
Às vezes, o cheiro forte do animal não pode ser resolvido apenas trocando o xampú ou dando mais banhos nele. Nem sempre consideramos levar o animal ao veterinário quando ele apresenta um odor ruim, sempre tentamos dar um banho mais caprichado.
Mas antes de iniciar o artigo de hoje,temos boas dicas de Guia de Adestramento para o seu cachorro:
O seu cachorro está impossível e você não sabe mais o que fazer? Neste guia você irá aprender como adestrá-lo resolvendo os seus principais problemas de comportamento. O guia foi desenvolvido no formato Passo a Passo sendo que todos os passos são ilustrados para a sua melhor compreensão. Neste guia você aprenderá como ensinar o seu cachorro a: – fazer necessidades no lugar certo – parar de morder – prestar atenção em você – sentar – ficar – deitar – parar de latir – vir quando chamado – ficar junto ao seu lado – passear sem puxar a guia – passear sem guia Como resultado você terá um cão mais educado e feliz para viver com você!
Existem muitas dúvidas e questões na cabeça dos donos de um cachorro que está um com cheiro forte. Pensando nisso, vamos responder as principais perguntas sobre este assunto!
Meu cachorro está com um cheiro forte, que xampu eu deveria usar para resolver?
A primeira coisa a se perguntar é “O que está causando o cheiro forte?”. Por incrível que pareça, existe um grande número de problemas que podem causar o mau cheiro nos animais. Os xampus e um bom banho só funcionam se o problema for relacionado à pele ou ao pelo.
Quais as causas do mau cheiro em cachorros?
A primeira coisa a se considerar é o óbvio: Seu cachorro rolou em alguma carniça ou alguma sujeira nada agradável? Talvez ele tenha tido contato com algum animal fedorento. Geralmente, estas são situações simples de serem diagnosticadas e resolvidas. Quando o cachorro está com cheiro forte por estes motivos, é fácil resolver com o método de limpeza certo.
O meu cachorro não está sujo, mas ainda está fedido, o que pode ser?
Existe uma infinidade de problemas que podem fazer o cachorro ter um cheiro desagradável. Aqui estão alguma das causas mais comuns.
- Mau hálito – Algumas doenças de rins e diabetes podem causar um hálito forte nos animais. Este cheiro pode ser facilmente confundido com odor corporal por causa da intensidade, fazendo com que a gente acredite que o cachorro está com um cheiro forte na pele ou pelo.
- Doenças dos dentes e gengivas – As doenças nas bocas dos animais enganam mais do que o mau hálito. Este tipo de doença causa um cheiro muito forte que pode ser transportado na baba e saliva, espalhando o mau cheiro por todo o pelo do animal.
- Infecção nas orelhas – As infecções bacterianas nas orelhas também são grandes causadoras de cheiros terríveis. Na maioria das vezes, os veterinários conseguem diagnosticar este problema ao se aproximar do animal.
- Problemas nas glândulas anais – Talvez, esta seja a principal causa de odores em cachorros. As glândulas anais produzem um cheiro muito forte e que é sempre solto junto com as fezes. Porém, elas podem infeccionar ou ficarem bloqueadas, atrapalhando o funcionamento e liberando a secreção fedorenta de forma constante.
- Flatulência – Algumas vezes o animal não está fedido, mas está soltando um cheiro forte. A flatulência é normal, mas quando acontece com muita frequência é um sinal de problemas intestinais ou na dieta do animal.
Quando você não consegue descobrir porque o cachorro está com um cheiro forte, a melhor coisa a se fazer é procurar a ajuda de um profissional.
Se você e o seu amigo peludo estão precisando de ajuda, conte com o Hospital Veterinário Granja Viana! Nossos profissionais são altamente treinados e somos uma referência de clínica veterinária em Granja Viana e Carapicuíba!