Laser para gatos – Uma brincadeira saudável, mas com restrições
Olá amigos os animais, tudo bem? Aqui é o Doutor Viana do Hospital Veterinário Granja Viana. Hoje vamos falar sobre uma dúvida comum de muitos donos e gatos: Laser para gatos faz mal?
Pois é, quem nunca viu aqueles vídeos em que os gatos perseguem a luzinha vermelha com bastante animação? Parece que o gato está realmente se divertindo. Porém, será que o laser para gatos é um bom brinquedo, ou ele prejudica mais do que ajuda?
Existem muitas preocupações em relação a segurança física e psicológica do animal com este tipo de brinquedo.
Atualmente não existe um consenso geral sobre o laser para gatos. Enquanto muitos profissionais condenam a atividade, outros não vêem problemas e outros ainda dizem que não faz mal se for feito de forma correta.
Mas antes iremos deixar uma dica de ouro, de como eliminar o risco do seu gato ter cálculo Renal e Outras Doenças Dolorosas ao Longo de Sua Vida Com Método Simples e Aprovado Por Veterinários Renomados.
Pois com certeza é melhor prevenir do que remediar não é? Para maiores informações clique aqui!
O laser pode ferir os olhos dos gatos?
Uma das maiores preocupações está no fato do laser poder machucar o olho do gato, ou até mesmo do dono do humano. O laser pode causar danos irreversíveis na visão de um animal? Obviamente. É um tipo de luz perigosa e que faz mal até mesmo para humanos.
Porém, a maioria dos lasers encontrados no mercado, tipicamente usados para brincar com gatos (geralmente os mais baratos), operam em um limite de 1 a 5 milliwatts. Isso os torna seguro tanto para humanos quanto para animais. Eles até podem fazer mal para a vista, mas só se a exposição for muito longa. Exposições acidentais dificilmente causarão algum dano.
O laser para gatos e o problema da satisfação
O maior risco apontado pelos especialistas é que o laser pode causar insatisfação nos felinos e acabar levando a quadros de ansiedade.
Segundo a consultora de comportamento felino Marilyn Krieger, os lasers não dão ao animal a sensação de satisfação que vem com a captura, “Os felinos precisam ter a satisfação da caça – pegar e sentir a presa debaixo das suas patas”.
Como é impossível pegar o laser, o animal fica frustrado e pode até mesmo ficar agressivo e com comportamentos destrutivos.
As preocupações de Marilyn são válidas, mas também é importante levar em consideração que a brincadeira com o laser pode ser muito divertida para o gato se você seguir algumas regras importantes.
A melhor forma de usar o laser para brincar com o gato
- Não deixe que o laser seja o único brinquedo do gato. É preciso ter outras atividades como brinquedos em varetas, bolinhas e cordas que o gato pode alcançar fisicamente.
- Quando for brincar com o laser para gatos, coloque vários brinquedos espalhados pelo ambiente em locais estratégicos. Deixe também alguns petiscos.
- Enquanto estiver brincando com o gato, coloque o laser no brinquedo ou no petisco para que o gato “pegue” a presa e tenha a satisfação de ter alcançado algo.
- Nunca deixe que o laser atinja o olho do animal de forma direta. Como dissemos, alguns acidentes não causarão nenhum dano, mas é bom sempre tomar cuidado.
Estas são as principais dicas para poder usar um laser para brincar com gatos. Elas evitarão os problemas com a frustração e vão garantir muita diversão saudável para o seu animal.
Será mesmo que é possível aumentar a expectativa de vida do gato? Sim é possível, clique aqui e veja!
Está precisando dos melhores profissionais para cuidar dos seus animais? Venha conhecer o Hospital Veterinário Granja Viana! Uma clínica 24h que atende Granja Viana, Cotia e Carapicuíba com muito carinho e dedicação!