Gripe felina – O que é, transmissão, sintomas e tratamentos
Olá amigos e amigas dos animais, tudo bem? A gripe já é bem comum entre os seres humanos, não é mesmo? A maioria das pessoas não passa um ano todo sem ficar gripado. Mas você sabia que a gripe felina também existe?
Popularmente chamada de Gripe Felina, a rinotraqueite viral ou Complexo Respiratório Viral Felino (CRFV), é uma condição que pode atrapalhar bastante a qualidade de vida de um gatinho. Ela exige tratamento rápido, já que se não for tratada, pode levar a morte do animal.
Transmissão do vírus da gripe felina
Assim como o vírus da gripe humana, o da gripe felina é passado pelo contato direto ou indireto com as secreções de outros felinos. O Herpesvírus, causador da gripe em gatos, só é transmitido de felino para felino, sem contaminação entre espécies.
Outra forma de contaminação da gripe é por bactérias e fungos que afetam o sistema respiratório superior. Entre as principais bactérias causadoras desta condição estão a Bordetella Brochiseptica e a Clamydophila Felis.
Os gatos que possuem acesso à rua ou ficam alguns períodos em gatis tem mais chance de contrair a doença, já que eles possuem mais chances de entrar em contato com um indivíduo contaminado.
Nos casos causados pelo herpesvírus os sintomas podem ser controlados e a doença desaparecer por completo, mas o gato estará infectado para sempre. Qualquer diminuição da imunidade, estresse prolongado ou outros problemas pode desencadear um quadro da gripe felina.
Sintomas da gripe felina
Os sintomas da gripe em gatos são bem parecidos com os sintomas em humanos. Espirros, tosse, febre e falta de apetite são alguns dos primeiros sinais da doença. Com o tempo, o animal também pode desenvolver dificuldade para mastigar e ter aumento na secreção produzida pelo nariz e olhos. A boca também é bastante afetada com o surgimento de aftas e feridas.
Em estados críticos, sem o devido tratamento, o gato pode perder a visão completa e eventualmente falecer.
Tratamento da gripe em gatos
O tratamento da gripe felina deve ser feito de forma rápida e sempre por um médico veterinário. Diferente das gripes que atingem os humanos, a felina não tem uma melhora natural e quanto mais tempo levar para iniciar o tratamento, mais difícil é a recuperação.
Geralmente o tratamento é feito combatendo os sintomas com medicamente e terapias. A ideia é melhorar a saúde do gato e, se a doença for causada por bactérias e fungos, acabar com a infecção.
Porém, como dissemos, se a gripe for causada pelo herpesvírus, o tratamento apenas para com o quadro no momento e a doença pode voltar a se manifestar a qualquer momento da vida do animal.
Por isso, nesses casos o melhor a se fazer é prevenir. A melhor prevenção, além de manter os gatos longe de ter contato com animais de rua, é vacinar contra o vírus (que é prevenido através da vacina tríplice e quádrupla).
E ao precisar de tratamento para o seu felino, conte com o Hospital Veterinário Granja Viana! Oferecemos os melhores tratamentos e profissionais da região! Até mais, leitores!