Gatos brigando – Motivos e soluções para a agressão
Olá amigos e amigas, tudo bem? Aqui é o Doutor Viana da Clínica 24h Granja Viana! Se tem algo que tutores não gostam nem um pouco são gatos brigando dentro de casa. E essa é realmente uma situação que precisa ser corrigida o mais rápido possível.
O comportamento agressivo no gato pode ter diferentes causas e dificilmente a situação acaba naturalmente. Por isso é preciso intervir rapidamente para evitar problemas mais graves.
Motivos para a agressão felina
Existem muitos motivos para a agressão felina. Geralmente este problema está diretamente ligado com as primeiras fases da vida do animal. Quando ele não tem um contato saudável com outros animais durante a idade de filhote, o animal pode reagir sempre com agressividade a outros animais.
Mesmo em casos de animais que estão acostumados com outros, é possível haver um certo nível de agressão em relação a animais novos. Esse é um comportamento comum e que pode ser minimizado com algumas dicas simples.
Os gatos também são territoriais. Por isso dois animais de ninhadas diferentes podem não se dar muito bem, principalmente se forem do mesmo sexo. Também é importante saber que a agressão felina pode ser um sinal de problemas médicos. Caso a agressividade seja acompanhada de sintomas como falta de apetite, é importante ir até um veterinário.
Outras causas para agressão podem ser:
- Agressão maternal: Ao dar à luz uma ninhada, uma gata pode ficar mais agressiva e protetora. Isso acontece principalmente com gatos que tentam chegar perto dos filhotinhos. Esse comportamento diminui assim que os gatinhos desmamam.
- Brincadeiras: Às vezes a agressão não é para valer. Os felinos adoram brincar fingindo que estão brigando, porém algumas vezes a brincadeira pode parecer séria demais. Dificilmente os animais se machucam durante estes momentos.
Gatos brigando – O que fazer?
Se você tem problemas com gatos brigando, é preciso intervir de alguma forma. A agressividade pode facilmente escalar e os gatos podem se machucar para valer. Uma palma ou um spray de água é o suficiente para fazer os gatos pararem de brigar e entenderem que a atitude é errada.
Outra dica interessante é separar os pratos de comida e de água para evitar competitividade entre os animais. Só é importante que ambos os potes sejam iguais, para um não se sentir na desvantagem.
A castração também é uma boa dica para lidar com a agressividade em gatos. Os felinos machos não castrados costumam ser bem territoriais e bem agressivos, principalmente se houverem fêmeas próximas.
Com essas dicas você pode resolver o problema com gatos brigando. Caso você precise de ajuda profissional, já sabe quem procurar, não?
O Hospital Veterinário Granja Viana é a solução mais completa para a saúde e bem-estar do seu pet! Contamos com uma clínica 24h na região de Granja Viana e um pet shop super completo para você agradar o seu melhor amigo. Venha nos conhecer e tenha o melhor serviço da região.