Eu tenho um cachorro medroso – O que fazer?

Olá amigos e animais dos animais, tudo bem? Aqui é o Doutor Viana, do Hospital Veterinário Granja Viana! E hoje vamos falar sobre cachorros medrosos. Muitas pessoas têm um cachorro medroso e não sabem o que fazer para acostumar o animal com qualquer novidade.

Não é incomum encontrarmos cães medrosos, principalmente com medo de coisas novas (comportamento chamado de neofobia). É possível saber quando um cachorro está com medo por causa do olhar, já que ele tende a olhar com o canto dos olhos e sem olhar diretamente para você.

Um cachorro medroso pode dar bastante trabalho, isso é verdade. Mas quem adora o seu animal sabe que qualquer esforço vale a pena.

A primeira coisa a se considerar é a “janela de socialização”. Caso você tenha adotado um cachorro filhote, lembre-se que o primeiro ano de vida dele é muito importante. Principalmente as primeiras 12 semanas.

Este é um período crítico e que deve ser bem trabalhado com o animal. É durante estes primeiros 3 meses que ele aprende a aproveitar a companhia de pessoas, não ter medo de outros cachorros e aprender sobre várias situações sem medo.

Depois deste período de 12 semanas, a maioria dos filhotes entra em uma fase de desenvolvimento mais inclinada para o medo de coisas novas. Se ao chegar este momento o cachorro não tenha sido socializado de maneira correta, pode ser extremamente difícil para ele se adaptar com pessoas, objetos e atividades diferentes.

Isso é muito mais do que uma pequena inconveniência, já que a timidez e o medo podem levar o cachorro para estágios de agressão.

 

O que fazer com um cachorro medroso?

A melhor coisa a se fazer com um cachorro medroso é expor ele ao que ele teme de forma gradual. Também é importante dar bastante estímulo e carinho para o cachorro enquanto ele “enfrenta seu medo” para que ele tenha uma associação positiva.

Por exemplo, um cachorro que tem medo de outros cães pode se sentir menos inseguro se ele passar a observar outros animais de longe. Ao unir isso com carinhos e brincadeiras, o cachorro pode passar a encarar a visão de outros cães como uma coisa boa.

Se o cachorro tem medo de barulho de automóveis, ouvir um vídeo com barulhos de veículos enquanto ganha carinho pode ajudar bastante. Ou até mesmo ficar um tempo na calçada enquanto ganha carinhos.

O mais importante é ter bastante paciência com o cachorro e saber ajudá-lo a superar os seus principais medos. Com bastante amor e carinho é possível melhorar a situação do animal e garantir uma melhor qualidade de vida para ele.

E lembrando, sempre que precisar do melhor atendimento veterinário 24h em Granja Viana e Carapicuíba, você pode contar com o Hospital Granja Viana.

A clínica veterinária e pet shop Granja Viana conta com profissionais treinados, os melhores produtos e as melhores soluções para você e os seus melhores amigos peludos!