Doenças mais comuns em gato
Os felinos são os principais escolhidos como animais de estimação e assim como o ser humano estão sujeitos a inúmeras a adoecerem. Nesse post iremos falar sobre as doenças mais comuns em gato:
Intoxicação em gatos:
A intoxicação em gatos é muito comum e extremamente prejudicial para a vida do animal, podem levar à morte em panas algumas horas.
A intoxicação em gatos pode acontecer de diversas formas, desde que o animal tenta contato direto com alguma substancia toxica muito forte.
Quais os principais sintomas de intoxicação em gatos: Os principais sintomas de intoxicação é vômitos, convulsões, hemorragia e dificuldade para respirar.
O que fazer caso meu gato apresente sintomas de intoxicação? Levar ao veterinário com urgência para que o animal seja medicado com urgência. Dependendo da gravidade o gato pode ficar internato e a transfusão de sangue pode ser necessária.
Insuficiência renal:
Assim como os seres humanos, os queridos felinos também estão sujeitos ao terrível problema renal. A insuficiência renal aprece de maneira lenta e silenciosa, fazendo na maioria das vezes com que seu dono, não perceba.
A insuficiência renal é uma doença bastante comum em gatos, principalmente quando o animal já está em idade avançada.
Quais os principais sintomas de insuficiência renal? O principal sintoma de Insuficiência renal a ser notado é a quantidade de liquido ingerido pelo gato, em relação a sua urina. Portanto na maioria dos casos o problema só é notado quando a doença está em um estágio grave, apresentado sintomas avançados como: vômitos, úlceras, desidratação, perda de apetite, desidratação e urina com alteração de cor.
O que fazer caso meu gato apresente sintomas de insuficiência renal? Em qualquer situação o mais indicado é levar o animal ao veterinário para um diagnóstico preciso. Mas é importante lembrar que a insuficiência renal em gatos, não tem cura. Existe um tratamento que inclui reposição de líquidos do animal, incluindo uma dieta bem úmida para o felino, piores consequências também podem ser evitadas.
Verminoses e parasitas intestinais
A contaminação do animal por verminoses e parasitas é bastante comum e geralmente ocorre através da ingestão de alimentos contaminados, como por exemplo carne crua e rato. A pulga também pode ser um agente transmissor.
Se a mãe estiver contaminada irá passar a doença através da amamentação para seus filhotes.
Quais os principais sintomas de verminose e parasitas intestinais? Existem diversos sintomas a serem observados no animal, os principais sintomas são aumento do volume abdominal, fezes moles e vomito.
O que fazer caso o meu gato apresente sintomas de verminoses e parasitas intestinais? É uma doença que precisa ser tratada com urgência, pois pode levar o animal a morte em poucos dias após a sua contaminação.
O tratamento é desenvolvido por meio de medicamentos e antibióticos ministrados para gatos.
A higiene constante e a vermifugação é a principal forma de evitar a doença no animal.