Dicas para ajudar o cachorro a enfrentar o calor

Olá amigos e amigas, tudo bem? Eu sou o Drº Viana e estou aqui para vocês com uma dica muito importante para o verão: Como ajudar o cachorro a enfrentar o calor.

Todo mundo sabe que o Brasil é um país quente e que é preciso ter muito cuidado com a gente e também com os nossos bichinhos de estimação. Os cães sofrem bastante com o calor, pois eles possuem um mecanismo de dissipação de calor fraco, dependendo apenas das patinhas e da língua.

Por isso, eles precisam da nossa ajuda para enfrentar os dias mais quentes. Confira as principais dicas para manter o seu amiguinho peludo bem confortável durante as épocas de calor mais intenso:

  • Mantenha bastante água disponível para o seu animal de estimação em todos os momentos. Mantenha a água fresquinha e preferencialmente fria, deixe o potinho do cachorro na sombra.
  • Em dias mais quentes, coloque várias tigelas de água espalhadas pela casa e pelo quintal. Dê preferências a tigelas que não podem ser viradas, sempre lembrando de deixá-las na sombra e em locais frescos.
  • Os animais de estimação mais velhinhos são ainda mais suscetíveis a problemas relacionados ao calor, então mantenha uma atenção especial neles. Sempre observe se eles podem estar tendo problemas respiratórios.
  • Cães tendem a gostar de ficar sentados no sol, até mesmo em dias quentes. Mas muito tempo no sol pode causar choque térmico e aumentar o risco de câncer de pele. Portanto, certifique-se de fornecer uma área com sombra para que seu cachorro possa ir a qualquer momento.
  • Cães muito peludos ou de raças de locais frios (como o Husky Siberiano) podem precisar de uma piscininha para se refrescar. Basta colocar alguns centímetros de água dentro de uma piscina inflável infantil e deixá-la em um local com sombra.
  • Outra dica muito importante para ajudar os cachorros a enfrentar o calor é o uso de cubinhos de gelo na tigelinha de água. Além de eles gostarem da água mais fresquinha, está é uma solução eficiente para resolver problemas de temperatura.
  • O uso de ventiladores também pode ser recomendado em dias muito quentes.
  • Passeio com o animalzinho apenas nos horários mais frescos da manhã e da tarde. Evite os horários mais quentes do dia, de 11h às 16h.
  • Congele algumas guloseimas de animais e entregue para o cachorro durante o dia. Isso os manterá ocupados por um tempo e ajudará a resfriá-los.
  • Cães com bastante pelo podem precisar de uma tosa, mas isto não é certeza. É importante consultar o veterinário para saber se ele realmente precisa ser tosado ou se a tosa vai acabar prejudicando.

Estas são as principais dicas para ajudar o cachorro a enfrentar o calor. Porém, ainda é possível que o cão acabe ficando muito quente e tendo alguns problemas.

Sinais de que o cachorro está sofrendo com o calor

Dicas para ajudar o cachorro a enfrentar o calor

Fique atento aos seus animais de estimação durante períodos particularmente quentes. É importante procurar por indícios de que eles estão tendo algum problema com as temperaturas elevadas.

Nos cães, os principais sintomas de excesso de calor são: Vômito, baba, fadiga, respiração pesada ou com dificuldade, diarreia ou convulsões. Caso estes sintomas apareçam procure um veterinário imediatamente.

E lembre-se de sempre ajudar o seu cachorro a enfrentar o calor, eles precisam de muita atenção neste período.