Dicas para acostumar o cão a ficar sozinho
Olá amigos dos animais! Tudo bem com vocês? Sou o Doutor Viana e estou aqui mais uma vez para trazer dicas para ajudar no tratamento nos nossos amiguinhos peludos. Na semana passada dei uma dica sobre gatos, agora é a vez dos nossos amigos que latem com dicas para acostumar o cão a ficar sozinho.
Mas antes temos boas dicas de Guia de Adestramento para o seu cachorro:
O seu cachorro está impossível e você não sabe mais o que fazer? Neste guia você irá aprender como adestrá-lo resolvendo os seus principais problemas de comportamento. O guia foi desenvolvido no formato Passo a Passo sendo que todos os passos são ilustrados para a sua melhor compreensão. Neste guia você aprenderá como ensinar o seu cachorro a: – fazer necessidades no lugar certo – parar de morder – prestar atenção em você – sentar – ficar – deitar – parar de latir – vir quando chamado – ficar junto ao seu lado – passear sem puxar a guia – passear sem guia Como resultado você terá um cão mais educado e feliz para viver com você!
Clique aqui e confira!
Seu cachorro fica chorando quando você sai? Isso pode gerar problemas até mesmo com alguns vizinhos, principalmente em apartamentos.
A grande maioria das pessoas precisa deixar o animal em casa sozinho por algumas horas enquanto trabalha. A rotina profissional dos brasileiros é geralmente de 8 a 10 horas por dia, chegando a até mais dependendo da profissão.
Durante o período de trabalho é necessário deixar o cachorro sozinho, esta é uma situação normal para a maioria das pessoas. Mas e para os cãezinhos? Como fazer com que eles não sofram de solidão?
Cachorros são animais com tendências a se sentir solitários, é parte da natureza deles e é algo que precisa ser cuidado para não se tornar um problema grave. Para minimizar qualquer problema que possa ser causado pela sua ausência em casa, existem algumas dicas que podem ajudar bastante.
Dicas para acostumar o cão a ficar sozinho
Não se despeça quando sair e não faça festa ao chegar
Às vezes pode parecer benéfico dar um tchau especial para nosso cachorro, abraçando ele e se despedindo. Também achamos bom fazer uma festa quando chegamos em casa. Porém, estes dois comportamentos podem agravar a ansiedade do animal. O melhor a se fazer é tentar fazer com que a chegada e a despedida se tornem algo normal.
Tente não fazer despedidas melódicas ou fazer muita bagunça quando chegar. Saia e chegue normalmente, deixe para brincar com o cachorro apenas alguns minutos depois de chegar.
Adestre o animal para ser mais calmo
Cachorros são animais naturalmente nervosos quando ficam sozinhos, eles realmente não gostam. Porém, é possível “adestrar” a paciência deles. Basta fazer um exercício contínuo para que ele acostume com a sua ausência e fique menos nervoso com o tempo.
Uma boa maneira de treinar o cão para ficar sozinho é sair de casa e não se afastar muito (é ideal que você consiga ouvir o latido dele). Caso ele faça uma algazarra, só volte depois que ele parar. Faça isso aumentando o tempo gradativamente, 10 minutos no primeiro dia, 30 no outro, 1 hora no terceiro e assim até ele entender que você sempre retorna para casa.
Dê um passeio com o cachorro antes de sair
Quem tem cachorro sabe o quanto eles adoram uma caminhada. Eles ficam bem relaxados e calmos, além de extravasar as energias. Antes de sair para o trabalho, passeie com o seu cachorro, com menos energia ele ficará mais calmo durante sua ausência.
Canais do Youtube
Aqui a tecnologia pode te ajudar bastante. No Youtube é possível encontrar vários vídeos de até 10 horas com sons da natureza ou músicas calmas. Este tipo de conteúdo ajuda muito o cachorro a ficar relaxado. Deixar a TV ou o rádio ligado não é recomendado, pois as mudanças constantes de som e trocas rápidas de imagem podem incomodar os peludinhos.
Dê um amigo para o seu cão
Nada melhor do que um amiguinho peludo para fazer companhia ao seu cachorro. Com outros animais, os cachorros se sentem mais confortáveis e muito mais calmos, não chorando e uivando durante a ausência do dono.
Além do mais, ter mais um cãozinho pode ser muito satisfatório para o dono, afinal, quanto mais amigos peludinhos melhor!