Dicas de como cuidar de um cachorro idoso
Olá amigas e amigos, tudo bem? Aqui é o Doutor Viana da Clínica 24h Granja Viana! Os cães, quando bem cuidados, podem ficar bem velhinhos. E esses grandes companheiros nos acompanham por toda a sua vida. Mas você sabe como cuidar de um cachorro idoso?
Nem todos os cães ficam velhos na mesma idade. O fim da fase adulta acontece em diferentes idades dependendo da raça ou do porte do animal. Já ensinamos aqui no blog como calcular a idade do seu cachorro!
É importante saber como cuidar de um cachorro idoso, pois eles são menos enérgicos e mais fracos do que cães novos e precisam de carinho e atenção especial.
Como cuidar de um cachorro idoso
Os cachorros em idade senil possuem necessidades diferentes dos filhotes e dos adultos. Para oferecer a melhor qualidade de vida para o seu animal, você terá que tomar alguns cuidados diferentes.
Dieta diferenciada
Uma dieta balanceada é muito importante para manter a saúde do seu cão enquanto ele envelhece. Cães mais velhos possuem mais risco de desenvolver problemas como a obesidade, já que eles não têm mais as mesmas atividades de quando eram jovens.
Por isso é importante encontrar a alimentação feita especialmente para cachorros mais velhos. Geralmente a comida feita para cães dessa idade contém menos calorias e gorduras, evitando o ganho de peso.
Algumas comidas também apresentam nutrientes para melhorar a saúde do animal e até retardar o envelhecimento.
Exercícios constantes
Exercícios regulares podem ajudar o cachorro a manter o peso, além de ser muito beneficial para a saúde de forma geral. Assim como para os humanos, o exercício físico protege o coração e outras partes do corpo.
Fale com o seu veterinário para sugerir um programa de exercícios adequado para as condições do seu pet.
Outra dica importante é ser paciente, já que o animal é um senhor de idade. Aos poucos trabalhe a aptidão física do cachorro para que ele ganhe mais condicionamento e possa melhorar a suas atividades.
Visitas ao veterinário
Visitas constantes ao veterinário são importantes para animais de todas as idades, principalmente os mais velhos. Conforme os cães envelhecem, o sistema imunológico deles enfraquece e o cuidado com doenças e outras condições precisa ser maior.
É importante sempre fazer check-ups nos animais idosos com uma clínica veterinária de confiança e que conte com profissionais treinados.
A maioria dos veterinários recomendam que um cachorro idoso seja levado para exames preventivos pelo menos uma vez a cada seis meses. Essas visitas vão facilitar que qualquer problema de saúde seja notado com antecedência.
Com essas três dicas de como cuidar de um cachorro idoso você vai estar preparado para quando chegar a hora de cuidar do seu melhor amigo velhinho.
E para que o seu pet sempre tenha o melhor tratamento em Granja Viana e região de Cotia, você pode contar com a Clínica Veterinária Granja Viana! Nossos profissionais estão sempre prontos para te atender a qualquer momento!