Conservantes na ração fazem mal para os animais?
Olá amigos e amigas dos animais, tudo bem? Aqui é o Doutor Viana do Hospital Veterinário Granja Viana e hoje vamos falar sobre os conservantes na ração de cães e gatos. Muitos donos se preocupam com estas substâncias no alimento de seus pets, mas será que elas apresentam algum risco?
Você já deve ter notado que as embalagens de ração indicam a presença dos conservantes BHA e BHT. Existe até mesmo a história de que eles são prejudiciais para nossos bichinhos, podendo até causar o câncer. Ambos são antioxidantes e são responsáveis por proteger as gorduras e os óleos dos alimentos. Isso garante que muitos dos nutrientes vão ser absorvidos pelos animais, além de evitar o ranço no alimento.
Bom, a verdade é que estes conservantes na ração servem para preservar o alimento por muito mais tempo. O BHA e BHT são usados em medicamentos, maquiagens e alimentos humanos.
Quais são os riscos dos conservantes na ração dos animais?
Como nem tudo funciona como gostaríamos, é claro que estes conservantes possuem alguns riscos. O BHA e BHT são considerados substâncias cancerígenas, já que eles podem alterar o DNA dos animais e afetar o comportamento das células.
Em alguns casos, os antioxidantes podem causar alergias sem explicação e, em grandes quantidades, causar problemas renais graves. Porém, como qualquer substância do gênero, eles são bem estudados e testados para garantir que não há riscos para o consumidor final.
Estes compostos são observados e regulamentados pelo Ministério da Saúde e Ministério de Agricultura, para que eles sejam usados sempre em dosagens corretas. Órgãos internacionais, como o Food and Drug Administration (FDA) e a Agência Internacional de Pesquisa Sobre o Câncer (IARC), determinaram que quando o BHA e BHT são usados de forma controlada, eles não são nocivos para os animais.
É necessário o uso prologando para que os conservantes usados nas rações façam mal para os cachorros e gatos. Como os animais vivem menos tempo, o risco de desenvolver câncer por causa dos antioxidantes é mínimo.
Ração com ou sem conservante – Qual escolher?
A escolha deve ficar por conta dos donos dos animais de acordo com o que eles acham melhor.
Como dissemos, os conservantes usados nas rações são dosados de maneira correta para evitar problemas para os pets. Porém, se mesmo assim você não achar uma boa ideia, é possível encontrar rações sem conservantes ou com conservantes naturais (como o alecrim e o chá verde).
Em alguns casos é possível até elaborar um cardápio natural para cães e gatos, para aqueles que querem ter certeza sobre os itens que estão indo para o pote dos seus animais.
Você é um dono preocupado e quer dar o melhor para o seu bichinho de estimação? Então saiba que o Granja Viana é a melhor opção de clínica veterinária e petshop em Granja Viana, Cotia e Carapicuíba!
Entre em contato com a gente e conheça mais sobre nossas instalações, serviços e profissionais. Aqui você encontra tudo o que o seu melhor amigo mais precisa.