Como entender as emoções do seu cachorro – O que ele quer te dizer

Olá amantes dos animais, tudo bem? Aqui é o Drº Viana do Hospital Veterinário Granja Viana! Hoje vamos dar algumas dicas para ajudar você a entender as emoções do seu cachorro.

Os cachorros são os melhores amigos do homem, e a nossa conexão com estes animais já é antiga e profunda. Pesquisadores da Eötvös Loránd University, de Budapeste, confirmaram que os cães são capazes de entender as nossas palavras e entonações. Mas e você, é capaz de entender o seu cachorro?

Para se tornar um bom dono é preciso criar confiança e saber entender as emoções do seu cachorro. Isso ajuda a saber quando o animal está assustado, feliz, ansioso ou transtornado. Então, se você é um novo dono de cachorro que precisa de ajuda para se comunicar com o animal, este guia pode te ajudar bastante!

Guia para entender as emoções do seu cachorro

Confira os principais sinais que o seu cachorro pode expressar e o que eles querem dizer.

Meios de comunicação com o cão

Muitos cachorros gostam de se comunicar com seus donos através de sons. A maioria dos cães late para expressar várias emoções, como felicidade ou medo. Eles podem até mesmo chorar para pedir atenção ou expressar ansiedade. Porém, cada som é diferente, e a partir da diferença é possível saber se o animal está expressando algo bom ou ruim.

O cachorro também se comunica através da expressão corporal, posição das orelhas e movimento do rabo. Dependendo de uma combinação destes elementos de comunicação, eles se expressam com seus donos.

Confira os principais sentimentos exibidos pelos animais:

Felicidade e Animação

Quando o seu cachorro está feliz, ele vai abanar o rabo rapidamente, nunca de forma lenta ou firme. Os olhos estarão relaxados, assim como o corpo. Também é possível notar que as orelhas do cachorro estarão erguidas. As vezes ele pode até mesmo manter a boca aberta e balançar o corpo inteiro. Este são sinais de um cachorro feliz e muito animado.

Quando o animal está relaxado, é possível notar os mesmos sinais. Porém, quando relaxado, é normal que ele vire de barriga para cima.

Agressividade

Cachorros podem ser territoriais e expressar agressão quando sentem alguma ameaça. Doenças e dores também podem causar agressividade nos animais. Por isso é importante saber entender as emoções do seu cachorro.

É possível identificar sinais de agressão em cães quando os olhos ficam cerrados e a pelagem do rabo fica ouriçada. O pelo do pescoço também levanta e o cachorro se torna bem expressivo com os dentes.

O rabo do animal fica levantado e pode balançar irregularmente. Se o rabo ficar parado e reto, é um sinal de ataque iminente.

Desconforto ou ansiedade

O cachorro, quando não está confortável, fica com os olhos cerrados e o rabo abaixado. Geralmente o animal olha fixamente para o que está deixando-o desconfortável ou com ansiedade.

Já quando o animal coloca o rabo entre as pernas ele está assustado e com medo de algo ou alguém.

Estes são os sentimentos mais básicos que o seu cachorro pode expressar durante o dia a dia com a sua linguagem corporal.

Está com dúvidas ou precisa de ajuda para o seu melhor amigo? Conte com o Hospital Veterinário Granja Viana! A nossa Clínica Veterinária 24h atende a região de Carapicuíba e Cotia sempre com os melhores profissionais!