Como cuidar de queimaduras em cães e gatos
Olá amigos e amigas, tudo bem? Eu sou o Doutor Viana do Hospital Veterinário Granja Viana e hoje vamos falar sobre queimaduras em cães e gatos e como tratar esse tipo de ferimento.
Primeiro é importante ressaltar que a queimadura em pets, assim como nos humanos, é bem grave e pode apresentar complicações clínicas. Muitas vezes uma queimadura média ou grave pode infeccionar facilmente e atrapalhar bastante na recuperação.
Por isso recomendo fortemente que você procure um veterinário caso o seu animal seja queimado de qualquer forma.
A maioria das queimaduras em cães e gatos podem ser categorizadas como queimaduras térmicas (causadas por temperatura), químicas e elétricas.
Como cuidar de queimaduras em cães e gatos
Uma queimadura superficial pode ser tratada de forma rápida e com o uso de água quente e fria. Retire qualquer pelo ou sujeira da queimadura e não use nenhum medicamento com base em óleos, nem métodos caseiros de tratamento (como o uso da borra de café).
Não use pomadas sem a recomendação de um veterinário. Medicar o seu pet sem uma consulta veterinária pode prejudicar na recuperação do ferimento.
Depois de limpar o ferimento, faça um curativo leve e observe. Caso haja infecção ou qualquer outra complicação, procure um médico veterinário o quanto antes.
Confira os cuidados para outros tipos de queimaduras em cães e gatos.
Queimaduras térmicas profundas
Queimaduras térmicas profundas, que ultrapassam a primeira cada da pele, precisam de atendimento veterinário urgente. Apenas coloque um pano úmido e limpo em cima da queimadura e procure assistência profissional o mais rápido possível.
Queimaduras térmicas deste nível são extremamente dolorosas e o animal pode facilmente entrar em choque. Dependendo do tamanho da queimadura, a situação é de vida ou morte. Por isso, nada de esperar ou tentar procedimentos caseiros!
Queimaduras elétricas
As queimaduras elétricas são geralmente causadas por animais que mordem fios. A queimadura geralmente acontece nos lábios e na língua, porém, o maior perigo está no choque que o animal levou.
Ao testemunhar o seu pet levando um choque, desligue a fonte de energia antes de fazer o resgate. Se o animal estiver inconsciente, é preciso tentar reanima-lo com massagem cardíaca enquanto busca ajuda emergencial.
Já a queimadura, como é na área da boca, é importante ficar de olho em futuras complicações.
Queimaduras químicas
Essas são aquelas queimaduras causadas por ácidos ou produtos alcalinos. A primeira coisa a se fazer nesses casos é limpar o produto químico com o uso de água corrente. Lembre-se de usar proteção para as mãos na hora de fazer a limpeza.
Se o produto for identificado como um ácido, use bicarbonato de sódio junto com a água para ajudar a neutralizar o efeito. Se for um produto alcalino, use vinagre misturado com a água.
E é sempre bom enfatizar: Em todos os casos, procure sempre um veterinário.
Para qualquer emergência na região de Granja Viana, conte com a clínica veterinária 24h Granja Viana. Temos profissionais treinados e os melhores equipamentos para ajudar você e o seu melhor amigo.