Como apresentar um gato novo para o gato da casa
Olá meus amigos amantes dos bichinhos. Sou o Dr. Viana e hoje estou trazendo mais um assunto importantíssimo: Como acostumar um gato novo com o seu gatinho de estimação. Na nossa última publicação, falamos sobre como introduzir um novo cachorro à família, agora, o nosso assunto principal será o mesmo, mas com os pequenos felinos.
Dificilmente alguém para de adotar gatinhos após o primeiro, quem gosta dos animais quer ter três, quatro, até mesmo cinco. Porém, todos sabem que esses animais têm uma convivência difícil nos primeiros dias, mas há maneiras de deixar este primeiro impacto tão complicado.
Com os gatos, uma introdução mais tranquila é primordial, afinal, estes bichinhos costumam guardar a primeira impressão na memória por um bom tempo, talvez até para sempre. Ou seja, um início turbulento pode evitar que os gatinhos acabem se tornando amigos de longa data.
Se preparando para ter um gato novo
Antes de tudo, para adotar um novo gatinho, é preciso saber que mais um filhote na casa representa mais gastos e uma necessidade de mais estrutura. Caso esteja pretendendo adotar um gato novo, certifique-se de que:
- Você pode comprar uma nova caixa de areia;
- Que há como aumentar a quantidade de ração comprada no mês;
- É possível gastar mais com medicamentos e idas ao veterinário;
- E que há espaço o suficiente para o novo gato.
O espaço é fundamental, afinal os gatos são bastante territoriais e precisam ter um espaço para ficarem sozinhos eventualmente. É até recomendado que o número de animais dentro de uma residência não passe de 5.
Outra dica importante, é que é necessário saber que gatos são gatos e vão agir como tal. Qualquer pessoa acharia estranho acordar e dar de cara com um estranho na sua cama, não é mesmo?
Portanto, não fique bravo e repreenda o gatinho quando ele brigar com o mais novo, ele está agindo de forma normal. Só interfira caso a situação fique complicado e agressiva.
Como apresentar um gatinho novo ao gato da casa
A palavra chave para esta apresentação é “paciência”. Não existe fórmula mágica e secreta para apresentar um gato novo sem causar conflitos por alguns dias, acontece e é preciso que o dono tenha muito paciência na introdução.
Esta introdução deve ser feita de forma gradativa e calma. Confira os passos necessários:
- Peça para que alguém traga o gatinho novo para dentro de casa enquanto você faz carinho no gato da casa. Dessa maneira o seu gato não vai associar a sua presença com o “intruso” e não ficará arisco e agressivo com você;
- O gatinho novo deve ser colocado em um cômodo separado e sem contato com o outro gato;
- Durante os primeiros dias, tente trocar as almofadas e caminhas do gato novo com o gato da casa, assim um acostuma com o cheiro do outro mesmo antes de se verem;
- Após alguns dias fazendo esta troca de odores, abra a porta apenas um pouquinho para que eles se vejam. Coloque brinquedos e comida nesta abertura, isso incentivara que os dois interajam e até brinquem;
- Quando eles estiverem claramente confortáveis vendo um ao outro pela porta, pode abrir o cômodo e deixar que eles se cheirem e se conheçam.
Caso eles comecem a brigar após esta introdução, repita a operação desde o começo. Esta é a forma de introdução menos traumática para os felinos.