Coleira ou Peitoral para cães – Qual escolher?
Olá amigos e amigas, tudo bem? Aqui é o Doutor Viana, do Hospital Veterinário Granja Viana. Muitas vezes na hora de escolher acessórios para passear com nossos cães ficamos com uma dúvida: O que é melhor, coleira ou peitoral?
É preciso entender as vantagens e desvantagens de cada uma para saber qual pode ser a melhor opção para o seu pet.
Mas antes temos boas dicas de Guia de Adestramento para o seu cachorro:
O seu cachorro está impossível e você não sabe mais o que fazer? Neste guia você irá aprender como adestrá-lo resolvendo os seus principais problemas de comportamento. O guia foi desenvolvido no formato Passo a Passo sendo que todos os passos são ilustrados para a sua melhor compreensão. Neste guia você aprenderá como ensinar o seu cachorro a: – fazer necessidades no lugar certo – parar de morder – prestar atenção em você – sentar – ficar – deitar – parar de latir – vir quando chamado – ficar junto ao seu lado – passear sem puxar a guia – passear sem guia Como resultado você terá um cão mais educado e feliz para viver com você!
Clique aqui e confira
Vantagens e desvantagens da coleira
A coleira possui a vantagem de ser bem versátil. É possível usá-la para o passeio com o animal e também como identificação com o nome do cachorro e telefone do dono, caso o animal se perca. As coleiras também são bem práticas para serem colocadas e removidas.
A maior desvantagem da coleira está na segurança para o dono e para o cachorro. Os animais que tentam puxar a coleira podem acabar perdendo o ar. A coleira também deixa o controle do animal muito mais difícil, por isso ela não é recomendada para cachorros grandes ou muito fortes.
Também é possível usar coleiras para treinamento, elas facilitam bastante o controle de animais fortes, com tendência de puxar ou então muito agressivos.
Vantagens e desvantagens do peitoral
A maior vantagem do peitoral está na segurança que ele oferece para o animal e para o dono durante os passeios. Ele é bem mais confortável, não enforca o cachorro e ainda facilita o controle. Não é à toa que os peitorais são usados em treinamento, pois os “puxões” de correção não machucam o cão de forma alguma.
A única desvantagem do peitoral é a sua falta de praticidade, sendo um pouco mais difícil de colocá-lo no animal.
Coleira ou Peitoral, qual escolher?
Não existe uma opinião definitiva de qual é o melhor dos dois. O peitoral possui diversas vantagens e quase nenhuma desvantagem, porém, é possível que o cachorro não goste de ser preso pelo peito.
É preciso tentar as duas opções e ver com qual o cachorro se dá melhor. A escolha é mais do animal do que do próprio dono.
Uma dica importante, tanto para a coleira quanto para o peitoral, é observar o material do acessório. Certifique-se de que o seu cãozinho não tem alergia ao material da peça, lembre-se também de sempre deixar a coleira ou peitoral confortável no animal, sem apertar muito.
Coleira ou peitoral para gatos?
Existe também a opção de coleiras e peitorais para gatos, porém, é altamente recomendado usar os peitorais. Os felinos são mais inquietos e ariscos que os cães, podendo facilmente escapar da coleira.
Está precisando do melhor atendimento veterinário em Cotia, Carapicuíba e Granja Viana? Conte com o Hospital Veterinário Granja Viana! Nossos profissionais estão esperando para oferecer um tratamento personalizado para você e o seu melhor amigo.
Entre em contato com a gente e conheça mais sobre nossos procedimentos, profissionais e facilidades. Até mais!