Cães: quais cuidados tomar?
CÃES: QUAIS CUIDADOS TOMAR?
Olá amigos e amigas tudo bem? Eu sou o Dr. Viana e estarei junto a vocês duas vezes por semana, para trazer novidades, dicas e cuidados sobre o mundo dos PETS.
Cuidar de seu animal é realmente essencial, seja ele filhote, adulto ou até mesmo idoso. Esse fator deve ser levado em conta diante o grande índice de doenças atualmente relacionados aos caninos.
Muitos animais podem até mesmo adquirirem doenças contagiosas, sendo assim é melhor prevenir os problemas e as dificuldades. Mas quais são os principais cuidados que se deve ter com os seus cães? Saiba a seguir:
Cães
O cães são animais mamíferos descendentes dos lobos. Atualmente estimasse que seja uma das espécies animais mais antigas já relatadas. Teorias datam que a espécie possua em torno de cem mil anos.
Alguns acreditam também que os cães começaram a serem domesticado em média a doze mil anos. Podemos dizer que esse fator é incerto já que há diferentes construções teóricas. Portanto podemos dizer claramente que os cães pode ser útil de diversas maneiras aos humanos.
Saiba a seguir quais são os principais cuidados que se deve ter com os cães:
Limpeza nas orelhas
As orelhas são consideradas uma das regiões mais sensíveis de um cachorro, principalmente pelo mesmo ter em média dez vezes a audição mais aguçada do que a de um humano.
Limpar as orelhas dos cães pode ser essencial também para a prevenção de inflamações, tais como a Otite (inflamação no canal auditivo).
Os passos mais levados em contato para tais cuidados é inicialmente a remoção dos pelos da orelha, algo que deve ser feito ao menos uma vez por mês. Lembre-se também de remover o excesso de cera ao menos uma vez por semana continuamente.
Para auxilio de cuidados como esses, de fato alguns produtos vendidos no Pet Shop ou em um hospital para PETS podem ajudar. Procure um protetor articular e\ou uma bolinha de algodão para ajudar na hora do banho.
Cortar as unhas dos cães
Por mais que muitos acreditam ser algo errado, cortar as unhas dos cães pode ser algo realmente recomendado. Para essa ação são indicados alicates caninos e gel hemostático (encontrado em um hospital para PETS).
Tome cuidado para não fazer cortes muito próximos a pele. O gel irá auxiliar no sangramento, caso o mesmo comece passe o mesmo rapidamente.
Você também pode pedir ajuda de um especialista se sentir insegurança no procedimento.
Alimentação
Um dos principais cuidados com os cães é com certeza a alimentação. Se possível alimente o mesmo apenas com ração.
Evite alimenta-lo com restos, pois esse fator pode causar diferentes problemas (doenças) aos animais, tais como: diarreia, náuseas, entre outros…. Procure por rações que tenham um alto nível de vitaminas, cálcio, entre outros, pois até mesmo os animais precisam de diferentes nutrientes no organismo.
Vermífugo
É de extrema importância que os cães (principalmente filhotes) façam uso do vermífugo, pois os parasitas internos (no intestino) podem causar problemas como: diarreia, perda de peso, náuseas e em alguns casos retardamento no crescimento.
De preferência siga melhores instruções de um profissional especializado. É indicado que diante uma doença o animal seja levado a um hospital veterinário.