7 dicas para fazer o cachorro emagrecer

Olá amigos e amigas, tudo bem? Eu sou o Doutor Viana! Os nossos cãezinhos também sofrem quando estão acima do peso. Portanto, é preciso saber como combater a obesidade dos animais. Para isso, vou mostrar algumas dicas para fazer o cachorro emagrecer.

Um dos problemas nutricionais mais comuns em animais é justamente a obesidade. O seu cão pode estar apenas um pouco acima do peso, ou bastante, não importa, as dicas para fazer o cachorro emagrecer são as mesmas.

Estar acima do peso faz com que o seu cachorro esteja em risco de problemas respiratórios, diabetes, problemas nos ligamentos e juntas, além de problemas no coração. Cães acima do peso também possuem um alto risco de rompimento do ligamento do joelho, o que requer procedimentos cirúrgicos caros e complicados.

Confira as principais dicas para fazer o cachorro emagrecer

Para saber se o seu animai está acima do peso, basta analisar a cintura dele. Logo após a costela, é preciso ter uma curva. Caso a curva não exista e o cachorro esteja com formato de barril, então ele está acima do peso.

  • Alimente o seu cachorro duas vezes por dia. A maioria dos cães, principalmente os adultos, não precisam ser alimentados duas vezes por dia. Isso faz com eles precisem queimar mais energia para a digestão, consequentemente fazendo com que eles percam peso.
  • Não deixe a ração no prato. Para que o método acima funcione, é preciso que você alimente o cão por apenas 10 minutos. Após este período, retire o prato de ração dele.
  • Deixe a alimentação divertida. Uma boa dica para fazer o cachorro emagrecer é colocar um pouco de comida dentro de uma garrafa PET sem tampa, ou um brinquedo específico, fazendo com que ele tenha que se esforçar para conseguir pegar a comida. Assim ele se exercita e queima mais energia do que vai acabar consumindo.
  • Nunca dê a sua comida para ele. Eu já comentei sobre quais alimentos um cachorro pode comer, mas mesmo assim é importante não dar alimentos de humanos para um animal. Tente sempre resistir aos “olhos pidões” que os cachorros fazem. Dar petisquinhos a eles é principal causa de obesidade entre cachorros.
  • Considere o uso de bata doce cozida. A batata doce cozida é uma excelente fonte de fibra para os cães e é menos calórica que a maioria das rações. Cozinhe um pouco de batata doce e misture com a comida do animal. Vá diminuindo a quantidade de ração até que ele se alimente mais de batata.
  • Cenoura crua é uma excelente aliada. Corte uma cenoura crua para dar ao seu cachorro. Este é um alimento rico em sabor e vitaminas, além de ser muito baixo em calorias. Caso o cachorro não goste da ideia de comer cenouras, misture elas com a ração, ele não notará a diferença.
  • Vegetais congelados. Os vegetais congelados (com exceção da cebola e da batata) são excelentes para a saúde dos animais. Basta congelar algumas e servir geladas mesmo, também é possível esquentar no micro-ondas, mas não é necessário.