Vacinação em cães

Vacinação em cães

A vacinação é um método de prevenção contra as principais doenças infectocontagiosas nos animais, e deve ser sempre realizada por um profissional especializado, o médico veterinário.

O médico veterinário examinará o animal antes da vacinação, pois caso apresente alguma alteração, como febre, diarreia, vômito, secreção nasal e etc, a causa destes sintomas deverá ser tratada e resolvida antes da vacinação, caso contrário o animal não conseguirá responder adequadamente a vacina.

Os cães devem ser vacinados apartir das 6 semanas de idade ou mais, sendo necessário 3 doses de V8 ou V10, com intervalo de 21 dias entre elas e uma dose da antirrábica, o mesmo sendo válido para os cães que não sabemos o histórico.

A V8 ou V10 previne contra:

Vacinação em cães

– Cinomose: virose altamente contagiosa, o cão pode apresentar vômito, diarreia, secreção nasal, pneumonia, secreção ocular, alterações neurológicas, inclusive paralisia, podendo vir à óbito;

– Hepatite infecciosa canina: causada por um vírus, o cão pode apresentar  febre, vômito, diarréia, anorexia, dor na barriga,  ficar mais quieto, alterações no olho e no fígado;

– Parainfluenza canina: um dos vírus que causam a “tosse dos canis”, ocorre pelo contato direto com um cão infectado, o cão pode apresentar tosse alta e contínua, sem catarro;

– Parvovírus canino: este vírus sobrevive no ambiente por muitos meses, acomete principalmente filhotes, causa apatia, vômito e diarreia com sangue, podendo levar o cão à óbito;

– Leptospirose: é uma zoonose (pode passar para o ser humano), que pode causar problemas na coagulação, falta de apetite, apatia, vômito, dor generalizada, alterações no fígado e no rim, podendo levar à óbito.

A vacina antirrábica previne contra a Raiva, uma zoonose transmitida principalmente nos dias de hoje por animais silvestres. O animal pode ficar mais quieto, bem como agressivo e com salivação, vindo à óbito em praticamente 100% dos casos, não podendo ser tratada em animais. Esta vacina é obrigatória e pode ser realizada tanto em uma clínica ou hospital veterinário, bem como em postos autorizados da prefeitura, já a V8/V10 não é fornecida pela prefeitura.

Existem ainda as vacinas específicas contra “Tosse dos Canis” e giardíase, que auxiliam na prevenção destas.

A “Tosse dos Canis” causa uma tosse severa e seca, que piora com a atividade ou excitação, e é altamente contagiosa, mas geralmente não é letal. Na maioria das vezes é realizada junto com a 2ª dose de V8/V10 e repetida após 21 dias.

A giardíase é uma zoonose, que pode causar falta de apetite, perda de peso, e fezes normais ou com sangue. A contaminação ocorre através da ingestão dos cistos eliminados pelos animais doentes, que podem estar na água, comida ou ambiente. Geralmente é realizada junto com a vacina antirrábica e é aplicada uma dose de reforço 21 dias depois.

 

Sempre que o seu cão sair de casa, o ideal é que ele seja conduzido com coleira por uma pessoa que consiga controlá-lo e contê-lo se necessário, mesmo que ele seja manso. Se ele for bravo, a focinheira é essencial – estes cuidados são importantes para evitar situações indesejadas tanto para o seu cão quanto para a equipe médica e para as outras pessoas.