Raiva Felina – Entenda mais sobre esta doença fatal

Olá amigos e amigas dos animais, tudo bem? Aqui é o Doutor Viana do Hospital Veterinário Granja Viana, tudo bem com vocês? Hoje vamos falar de um assunto muito sério, a Raiva Felina.

A raiva é uma doença muito comum nos animais, porém, ouvimos falar mais sobre os efeitos dela nos cães. Porém, a raiva felina também pode acontecer, apesar de muito mais rara do que nos outros animais. Mesmo sendo bem rara, é preciso ficar de olho e tomar cuidado com ela, já que é uma doença fatal para os felinos.

O que é a raiva felina?

A raiva felina é uma doença viral e infecciosa que ataca o sistema nervoso central do gato, assim como ataca os outros animais. Esta é uma doença que pode afetar todos os mamíferos, sendo fatal em 100% dos casos. O contágio da raiva é feito pela transmissão de fluidos através da corrente sanguínea, por isso ela quase sempre é transmitida através das mordidas.

Quais são os sintomas da raiva felina?

Infelizmente a raiva felina pode ser assintomática na primeira fase da contaminação, esta fase pode durar por meses. Porém, quando os primeiros sinais começam a aparecer, a saúde do animal deteriora rapidamente.

Os principais sintomas da raiva felina são:

  • Cansaço – Um dos primeiros sintomas da raiva é o cansaço excessivo do animal, demonstrando sempre estar indisposto e bem sonolento.
  • Vômito – O gato também começa a vomitar constantemente. A partir deste ponto os sintomas pioram drasticamente.
  • Inquietude e agressividade – Os primeiros sinais da mudança de comportamento. Neste momento o gato fica bastante agressivo e com raiva (daí o nome da doença). O gato fica propenso a atacar outros animais e até mesmo humanos, se tornando arisco e com uma grande diferença de personalidade.
  • Perda de apetite – O animal também para de comer, o que piora bastante sua saúde. Na verdade, a raiva mata de fome, já que o animal para de se alimentar por vários dias.
  • Salivação excessiva – Não é incomum as imagens que associam a raiva com a espuma na boca. Essa espuma é resultado da salivação excessiva.
  • Hidrofobia – Outro sintoma característico da raiva é a aversão extrema à água. O gato passará a fugir de qualquer fonte de água, até mesmo a do pote.

Depois da fase sintomática, o animal passa a ter problemas nos órgãos, o último sintoma é o coma seguido de morte.

Prevenção

Não existe maneira de remediar a raiva, ela é uma doença 100% fatal. A única maneira é proteger os nossos bichinhos com a vacina antirrábica. É preciso aplicar a primeira dose aos 3 meses de idade e depois fazer reforços anuais para garantir que seu bichano esteja sempre seguro contra a raiva.

Outra dica bem legal é não deixar o gato com acesso livre à rua e com contato com gatos desconhecidos.

Na Clínica Veterinária Granja Viana estamos prontos para atender você e o seu bichinho de estimação e aplicar os principais métodos de prevenção contra a raiva felina. Venha nos conhecer!