Gato magro demais? Saiba como descobrir se o peso do seu pet está saudável

Olá amigos e amigas dos animais, tudo bem? Aqui é o Doutor Viana do Hospital Veterinário Granja Viana e hoje vou te ensinar a identificar um gato magro demais. Vamos lá?

Existe bastante preocupação em relação ao sobrepeso dos gatos. Problemas nas juntas, diabetes e problemas cardíacos estão na lista do que a obesidade pode fazer a um gato. Porém, o peso abaixo do normal também é um sinal preocupante e que deve ser resolvido com certa urgência.

Diferente de outros animais, os gatos absorvem bastante dos líquidos diários da ração, mesmo se for seca. Portanto, mesmo que o animal não morra de desnutrição, ele pode sofrer de desidratação. Na maioria dos animais, mais de três dias sem a ingestão de líquidos pode ser fatal.

Os gatos ainda estão mais propensos a problemas em relação a falta de comida. Enquanto não é uma regra unânime, muitos gatos podem desenvolver problemas subjacentes depois de períodos sem alimentação, como a Lipidose Hepática que pode chegar a ser fatal. O gato magro demais é um dos principais sintomas da lipidose. Os outros sintomas são o vômito, a salivação e mucosas amareladas (condição chamada de icterícia).

Como identificar um gato magro demais

Um gato em situação anoréxica é fácil de ser percebido. Porém, quando a magreza chega em um estado visível aos olhos é possível que seja tarde demais e o gato já esteja anêmico ou com problemas no estômago.

A melhor forma de observar se o gato está magro demais é através de um rápido exame com as mãos.

Um gato com o peso ideal deve apresentar uma coluna sem ossos protuberantes e com uma camada de gordura e músculo entre as juntas. Basta passar a mão nas costas do gato e sentir se os ossinhos estão sobressalentes.

O mesmo serve para as costelas do animal. Quando no peso ideal, é possível sentir as costelinhas, mas também dá para sentir uma camada de gordura e músculo entre cada osso.

Naturalmente os gatos possuem uma cintura bem definida, mas ela não pode ser muito estreita.

O que fazer se o gato parou de comer

Se o seu gato parou de comer, é necessário marcar uma consulta com o veterinário o quanto antes. Até a data da consulta, é importante incentivar o animal a comer. Caso ele não responda a ração ou petiscos, alimente-o com uma seringa e ração molhada.

O estômago do animal precisa receber alimento para que ele não sofra com graves problemas de saúde.

Verifique também se o gato não está anêmico. Olhe as gengivas do animal, elas precisam ser rosadinhas (ou escuras no caso de alguns gatos pretos), mas nunca brancas. Ao notar este sintoma no seu gato, procure um veterinário em regime de urgência.

Estás são as principais dicas para identificar e ajudar um gato magro demais. Espero ter ajudado, amigos!

E se você estiver com uma emergência e precisa da melhor clínica veterinária 24h em Granja Viana, conte com o Hospital Veterinário Granja Viana. Temos uma equipe treinada e equipamentos de última geração para garantir o melhor atendimento, diagnóstico e tratamento para o seu pet.

Venha nos conhecer!