Como proteger os cães do som dos fogos de artifício no final do ano?

Olá amigos e amigas, tudo bem? Eu sou o Drº Viana e hoje vamos falar sobre um problema bastante comum no final do ano:  Como proteger os cães do som dos fogos de artifício. Os cachorros sofrem bastante no final do ano por causa dos fogos de artifício, pois o barulho os deixa muito assustados.

Ter medo de fogos de artifício é algo normal para os cães e até mesmo para outros animais. Os fogos produzem muito barulho e iluminação, assustando os animais que têm mais sensibilidade para este tipo de coisa.

Por este motivo, o réveillon é uma época de tensão, tanto para o cachorro quanto para o dono do animal. Sempre tentamos proteger os cães do som dos fogos de artifício, do barulho alto e repentino mas essa parece ser uma tarefa difícil. Felizmente, existem algumas técnicas e maneiras de fazer isso e garantir uma virada de ano mais tranquila para os nossos amigos peludos.

Como preparar o cachorro para os fogos de fim de ano

A melhor maneira de evitar que o animal fique nervoso durante a queima de fogos é prepará-lo para o momento. O que deixa os animais tão nervosos durante o réveillon é justamente eles não estarem esperando tanto barulho.

Portanto, apresentá-los a esses sons e imagens de forma gradual pode ser uma excelente maneira de proteger os cães do som dos fogos de artifício.

Uma técnica excelente para acostumar o cachorro é através de vídeos de fogos de artifício. Basta escolher um vídeo e fazer o animal assistir e ouvir aos fogos. Comece com o som baixo e vá aumentando aos poucos.

Durante as sessões, dê bastante carinho e comida. Assim, ele passa a associar o barulho dos fogos à carinho e comida e para de ligar para o barulho dos fogos, ou até passa a gostar.

Aqui temos um vídeo muito bom para você usar!
https://www.youtube.com/watch?v=H7FANXaanG4

Sempre que o cachorro demonstrar algum sinal de medo, abaixe o som até um ponto confortável para ele. Este é um treinamento que deve ser constante e pode durar semanas, portanto, paciência!

O que fazer caso você não tenha tempo para treinar o cachorro

Caso você não tenha tido tempo para treinar o seu animal, ou se o método anterior não funcionou completamente, existem algumas coisas que podem ser feitas durante a virada do ano. Veja como proteger os cães do som dos fogos de artifício.

  • Não mude o seu comportamento. Nossa linguagem corporal é facilmente percebida pelos animais. Portanto, se você começar a ficar apreensivo e agitado, ele também ficará. Isso acaba tornando a virada do ano um período muito mais tenso.
  • Tente esconder os barulhos dos fogos. Deixe a TV, rádio ou qualquer outro reprodutor de som ligado, tentando abafar o som dos fogos.
  • Deixe o cão fazer o que ele quiser. Não tente obrigar o cachorro a ficar perto de você, caso ele queira ficar debaixo da cama ou da mesa, apenas que ele procure a sua zona de conforto.
  • Não mime o cachorro. Um erro que muita gente comete é dar carinho exagerado quando os fogos começam. Isso faz com que o animal associe o medo ao carinho e acaba achando que o desespero com fogos é algo normal.

Em casos mais extremos de medo em que nenhuma dica funciona, o tratamento veterinário pode ser recomendado. Se você quer contar com uma equipe veterinária altamente treinada para cuidar do seu bichinho, venha conhecer o Hospital Veterinário Granja Viana!

A Clínica Veterinária Granja Viana, que também atende a região de Cotia e Carapicuíba, é um hospital 24 horas, pronto para atender qualquer necessidade ou emergência veterinária.