Animais podem pegar febre amarela? – Como proteger o seu pet

Olá amigos e amigas dos animais, tudo bem? Aqui é o Dr. Viana e hoje vamos falar sobre a saúde dos nossos animais. Ultimamente as notícias sobre a febre amarela estão cada vez mais comuns, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Com as recentes ondas de contaminação, muita gente se pergunta, animais podem pegar febre amarela?

Não apenas a febre amarela, mas outras doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya, também preocupam os donos de animais. Será que os cães e gatos estão imunes a estas doenças?

Animais podem pegar febre amarela?

Felizmente, os nossos pets são imunes às doenças transmitidas pelo temido Aedes aegypti. Apesar do mosquito da dengue picar cães e gatos, o vírus não passa para os animais domésticos, apenas os macacos e os humanos são hospedeiros do vírus.

Vários estudos mostram que o Aedes aegypti tem preferência por uma proteína encontrada no sangue humano.

Então isso quer dizer que os cachorros e gatos não precisam de proteção contra mosquitos? Na verdade, eles precisam tanto quanto a gente.

Apesar da febre amarela e a dengue não representarem risco para os nossos pets, existem outras doenças perigosas para os nossos amigos. Os mosquitos também são transmissores de doenças perigosas para os animais, como a Dirofilariose (Verme do Coração) e a Leishmaniose, que também é perigosa para os seres humanos.

Nos países tropicais, como no Brasil, a leishmaniose é uma doença infectocontagiosa de alta periculosidade e é relativamente comum na maioria dos estados. Os cachorros são os principais afetados e hospedeiros do vírus, sofrendo lesões graves no fígado, no baço e no sistema renal.

A doença não é transmitida pelo Aedes aegypti e sim pelo mosquito palha. Apesar de ele não ter ligação direta com o mosquito da dengue, as formas de prevenção são similares.

Como proteger os animais dos mosquitos?

Os animais são bem sensíveis em relação aos repelentes. Portanto, não é recomendado utilizá-los neles. Até mesmo porque não existe repelentes testados e aprovados para o uso em animais. Para proteger os animais dos mosquitos, a dica é a mesma para os humanos: Manter o quintal em ordem e sem criadouros.

Dedicar apenas 5 minutos por semana para procurar e eliminar criadouros já é o suficiente para proteger você e seus animais dos temidos mosquitos. Em locais com maior presença de mosquitos, o uso de inseticidas residuais na parte externa da casa e redes nas janelas é uma boa opção.

Espero que tenham gostado das dicas! E lembrando, sempre que precisar do melhor tratamento para cães e gatos em Granja Viana, Carapicuíba e Cotia, você pode contar com o Hospital Veterinário Granja Viana.

Contamos com atendimento 24h e com os melhores profissionais para sempre poder ajudar o seu melhor amigo. Entre em contato com a gente e conheça mais sobre nossos procedimentos, produtos e profissionais!

Até a próxima, amigos!