Qual comida dar para um gato idoso?
Olá amigos e amigas dos animais, tudo bem? Aqui é o Doutor Viana! Hoje trago um assunto focado nos nossos amigos felinos mais velhinhos: Qual comida dar para um gato idoso?
Felizmente nossos gatinhos estão vivendo cada vez mais. Com a atual medicina veterinária e as novas técnicas para proteger nossos bichinhos, eles estão chegando a uma idade bem avançada.
Os gatos tem cada vez mais complicações em relação à alimentação conforme a qualidade de vida deles diminui. Portanto, ao se perguntar “Qual comida dar para um gato idoso?”, a melhor resposta é “Qualquer coisa que ele conseguir comer”. Como gatos no final da vida dificilmente comem, portanto, tudo que eles comerem será lucro.
Porém, antes de chegar em um ponto crítico, existe bastante coisas que os donos podem fazer para maximizar a longevidade dos animais.
A fisiologia digestiva do gato muda conforme ele envelhece. Por volta dos 11 anos de idade, a habilidade de digerir gordura começa a enfraquecer. A gordura conta com mais calorias por grama do que qualquer proteína ou carboidrato, o que pode fazer muito mal para um gato idoso.
Para piorar, existem pesquisas que dizem que cerca de 20% dos gatos acima dos 14 anos têm problema para digerir proteína. Se unirmos estas duas condições sem uma intervenção de dieta, o gato pode perder tanto gordura quanto massa muscular. Um gato com massa muscular reduzida está em sério risco de morte e doenças graves.
A maioria dos gatos idosos possuem algum grau de artrite e um alto risco de doenças dos rins. A idade avançada também aumenta a produção de radicais livres na corrente sanguínea. Um radical livre é um grupo de átomos que contêm oxigênio e elétrons que podem alterar e danificar a estrutura química das células.
Os radicais livres essencialmente “roubam” elétrons das células próximas. Quando uma molécula é forçada a entregar um elétron, ela se torna um radical livre também e assim se propaga o ciclo de dano celular.
Baseado nisso, a resposta para “Qual comida dar para um gato idoso?” é uma dieta que conte com as seguintes características:
- Alto nível de antioxidantes (Vitaminas A, C, E e beta carotenos) para combater os radicais livres.
- Baixo nível de fósforo para proteger os rins. Fontes de proteína de alta qualidade possuem menos fósforo.
- Proteína para manter a saúde muscular do gato.
- Óleo de peixe e outras fontes de gordura saudável para combater os efeitos da idade no cérebro e promover a saúde das juntas e cartilagens.
- E por último, mas não menos importante, comida com um bom cheiro e um bom gosto para estimular o apetite.
Quando você quiser saber qual comida dar para um gato idoso ou de qualquer outra idade, você pode contar com a ajuda dos veterinários do Hospital Veterinário Granja Viana!
Sempre que o seu bichinho precisar de ajuda, procure a nossa clínica 24 horas e petshop em Granja Viana e Carapicuíba. Estamos prontos para te atender e ajudar com qualquer problema ou dúvida! Venha nos conhecer.