O que fazer quando o cachorro não para de latir?
Olá amigos e amigas, tudo bem? Aqui é o Doutor Viana do Hospital Veterinário Granja Viana e hoje vamos falar sobre um hábito dos cachorros que incomoda muitas pessoas. As vezes o cachorro não para de latir e isso pode ser um grande incômodo para os moradores de uma residência.
Fazer o cachorro parar de latir não é uma tarefa tão difícil e algumas vezes pode ser resolvido com o hábito dar uma voltinha com ele por dia. Felizmente, o latido constante dos cachorros não é sinal de algum problema médico e pode até ser fácil de corrigir com o treinamento adequado. Aprenda as principais técnicas para ajudar um cachorro que não para de latir.
O que fazer quando o cachorro não para de latir?
Para ajudar o cachorro a parar de latir, é importante lembrar de duas coisas durante o treinamento:
- Não grite com o cachorro quando ele late – Quando você grita com o cachorro durante o latido, ele acha que você está latindo junto com ele, o que pode motivá-lo ainda mais.
- Seja consistente no treinamento – Para treinar um cachorro que não para de latir ou com qualquer outro habito, é preciso lembrar que você precisa sempre reprimir ou treinar ele de forma igual. Por exemplo, não treine ele para não latir com vizinhos, mas deixe-o latir com estranhos. Dessa maneira o cão ficará confuso e o treinamento será inútil.
Faça passeios ou brinque com o seu cão
Na maioria das vezes os cachorros latem para gastar energia acumulada. Se você passear com ele pelo menos uma vez por dia ou manter brincadeiras durante o dia, ele gastará a sua energia e dificilmente latirá à toa.
Ignore o latido
Muitas vezes o cachorro não para de latir para chamar a atenção do dono, este é o estímulo principal do hábito. Portanto, cortar o estímulo pode fazer com que ele pare com o latido. Esse é um comportamento muito comum quando os cães são colocados em caixas de transporte ou isolados em algum cômodo.
Porém, é preciso ter bastante paciência para não interagir com o animal de forma alguma, nem mesmo para dar broncas. Eventualmente o cachorro vai perceber que latir não leva a nada e, portanto, vai parar.
Acostume o animal com o estímulo
Se o animal late com alguém específico ou outro animal, tente acostumar ele com o estímulo. Para fazer isso, coloque o motivo do latido em um ambiente junto com o cachorro, mas afastado o suficiente para ele não começar a latir.
Aos poucos, aproxime o estímulo do cachorro e ofereça um biscoito ou outro aperitivo. A ideia é fazer com que o cachorro entenda que aquela presença é associada a guloseimas ou carinhos, ou seja, a coisas boas. Assim ele acaba não só se acostumando, mas também gostando daquela presença.
Ensine o comando “quieto”
Primeiro, para ensinar o cachorro a ficar quieto, é preciso ensinar ele a fazer barulho. Ensine o comando “fale” para o cachorro.
- Para ensinar o cachorro falar diga a ele “Fala” e tente estimular ele a latir. Quando ele latir uma ou duas vezes, dê um biscoito ou alguma ração. Faça isso até ele latir sempre que você falar “Fala”.
- Assim que o cachorro aprender o comando é hora de ensinar ele a ficar quieto. Diga “Fale” após ele latir uma ou duas vezes dê o comando “quieto” e assim que ele parar, dê uma guloseima. Repita o treinamento até ele responder aos comandos rapidamente.
Assim, sempre que o cachorro começar a latir, ele vai obedecer ao comando “quieto” de forma rápida.
Gostou das dicas? Não se esqueça que se você precisar de ajuda profissional, O Granja Viana é um Hospital Veterinário 24 horas pronto para atender você e o seu animalzinho, sempre com muito carinho e dedicação.