Dicas para viajar com um gato
Olá amantes dos animais! Aqui é o Doutor Viana do Hospital Veterinário Granja Viana e hoje vou trazer dicas importante para quem gosta ou precisa viajar com os seus gatinhos. Viajar com um gato não é uma tarefa fácil, é preciso bastante atenção e paciência, mas também não é algo impossível.
Mas sempre que for possível, a melhor opção é achar um local para o seu amigo felino ficar. Existem diversos hotéis para animais que podem cuidar do seu gatinho enquanto você viaja. Muitos destes hotéis são especializados em felinos, portanto você pode ficar tranquilo em relação ao seu gato ficar nervoso com a presença de cães.
Cuidadores de animais também são uma interessante opção, já que eles podem dar todo o carinho e atenção que os animais precisam durante a sua ausência. Mas se não for possível utilizar estas opções e você precisar mesmo viajar com um gato, vamos dar algumas dicas que vão facilitar bastante a experiência.
Dicas para viajar com um gato
A primeira coisa que você deve se preocupar na hora de viajar com um gato é ter a certeza de que ele está devidamente identificado. Seja com uma coleira, preferencialmente peitoral, com alguma roupa ou até mesmo microchip.
Muitos gatos se perdem durante viagens, pois em momentos de distração mínima eles podem acabar escapando do veículo.
A segunda coisa a se fazer é pensar no conforto e na segurança do animal. Por isso é preciso investir em uma boa caixa de transporte. Lembrando que ela precisa ser grande o suficiente para deixar o animal se movimentar livremente, além poder se esticar bastante. O ideal é que a caixa já seja familiar para ele, ou que haja uma coberta ou travesseiro com o cheirinho de casa.
A caixa deve ser forrada com algo firme e que não fique “sambando”. Além disso, é importante lembrar que a caixa deve estar segura dentro do veículo e presa com cinto de segurança.
O ideal é parar a cada 4 ou 3 horas para deixar o gato sair da caixa de transporte, comer, beber água e usar a caixa de área. Tenha certeza de que o gato está bem seguro na coleira peitoral quando deixá-lo sair do veículo. O uso de caixas de área descartáveis pode ser uma excelente opção para uma longa viagem.
Leve bastante água para a viagem e tente deixa-la a mais fresca possível. Só dê água para o gato com o carro estacionado. Nada de desviar a atenção do trânsito.
Se você for ficar em um hotel ou motel por um tempo, inspecione o quarto cuidadosamente antes de soltá-lo. Verifique se há buracos ou passagens por onde o animal possa sair. Também verifique se há riscos elétricos ou químicos para o felino no ambiente.
A hiperatividade e o enjoo são dois problemas comuns em gatos durante a viagem. Ambos podem ser resolvidos com medicamentos que vão tornar a viagem mais tranquila e deixar o gato bem menos estressado.
Antes de viajar, consulte um médico veterinário e pergunte sobre as possibilidades de medicar o gato com tranquilizantes para a hiperatividade e com remédios contra o enjoo. Este tipo de medicamento é seguro e pode tornar a experiência da viagem menos traumática para você e seu animal.
Muitas soluções para viajar com um gato podem ser encontradas no Pet Shop Granja Viana. Além de comprar produtos pet, você ainda poder ter um acompanhamento médico de qualidade na Clínica Veterinária Granja Viana, com uma equipe especializada e treinada para dar uma qualidade de vida excepcional para o seu bichinho.